Próximos smartphones Nexus podem ser feitos só pelo Google

De acordo com uma reportagem do The Information, o CEO do Google Sundar Pichai e outros altos executivos da empresa pretendem ter mais controle sobre a produção dos smartphones da linha Nexus. A intenção da empresa é que eles sejam os "iPhones com Android" e dêem vantagem ao sistema operacional no setor premium do mercado de smartphones.

Os smartphones Nexus tradicionalmente são desenvolvidos pelo Google em parceria com outras fabricantes, como LG, Lenovo e Huawei. Os próximos dispositivos da linha, contudo, podem ser desenvolvidos apenas pelo Google, de maneira semelhante ao tablet Pixel C.

Essa atitude permitiria que a empresa tivesse mais controle sobre o resultado final dos dispositivos. Como o Android também é desenvolvido pelo Google, os futuros dispositivos Nexus poderiam ter a mesma sinergia de smartphone-sistema operacional que os iPhones têm com o iOS.

Gerando receita

Outra preocupação da empresa tem a ver com sua capacidade de inserir seu sistema operacional no mercado de smartphones top de linha. Atualmente, esse segmento ainda é relativamente dominado pela Apple, com poucas fabricantes - uma das quais é a Samsung, com sua linha Galaxy - conseguindo competir.

Além disso, a necessidade da empresa de desenvolver o Android de forma que ele se adapte a milhares de dispositivos diferentes dificulta que o Google foque seu software para o segmento top de linha. Se tivesse controle total sobre os aparelhos Nexus, a empresa poderia desenvolver mais funcionalidades específicas para eles, de forma a atrair mais consumidores.

Atualmente, o iOS gera mais receita de publicidade para o Google do que o próprio Android. A empresa se preocupa que, no futuro, a Apple possa criar formas de desviar essa receita do Google, o que suprimiria uma fonte de renda considerável para a empresa.

Compras para o Natal? Não deixe de conferir a extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ