Quando falamos sobre carros populares, é fundamental recordar que a Ford Motor Company desempenhou um papel importante na democratização do automóvel através da produção em massa e a preços acessíveis.

Fundada em 16 de junho de 1903, nos Estados Unidos, por Henry Ford e outros 11 investidores, a Ford se destacou ao produzir o icônico Ford T (ou Model T) cinco anos após sua fundação. Este modelo viria a se tornar o primeiro carro popular da história, marcando uma nova era na mobilidade automotiva.

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A Ford, uma das montadoras de automóveis mais influentes da história, desempenhou um papel essencial na transformação da indústria automotiva como a conhecemos hoje. Através da introdução da linha de produção e montagem, a empresa foi pioneira ao fabricar um carro a cada 98 minutos, abrindo caminho para o surgimento do mercado de consumo em massa.

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No Brasil, a Ford se estabeleceu oficialmente em 1919, tornando-se a primeira indústria automotiva no país. Iniciou suas operações em São Paulo com a montagem do modelo T, utilizando peças importadas.

A montadora sempre despertou grande interesse em seus diversos modelos, entre os icônicos até os carros populares da Ford. Ao longo de sua história, a companhia norte-americana concebeu e desenvolveu uma variedade de veículos, abrangendo diferentes estilos e propostas, todos com um sucesso significativo. Abaixo estão alguns modelos importantes entre icônicos e carros populares da Ford.

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01. Ford T (1908)

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Imagem: Ford Motor Company/Divulgação

Apresentado oficialmente por Henry Ford em 1º de outubro de 1908 e mantido em produção até 1927, o Ford Model T conquistou rapidamente a reputação de ser um produto seguro, simples, confiável e barato, dando início à revolução que literalmente colocou o mundo em movimento.

Produzido em larga escala, o Ford T chegou ao mercado com um preço inicial de US$ 850, oferecendo uma variedade de opções de cores, incluindo cinza, verde, vermelho, pérola e preto. Graças a inovações subsequentes no processo industrial, o preço despencou para US$ 260, e um carro podia ser produzido em impressionantes 93 minutos. Tornando-se o primeiro carro verdadeiramente popular da história, o modelo vendeu 15 milhões de unidades durante o período de produção.

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Equipado com um motor a gasolina de 2,9 litros e quatro cilindros, o Ford T entregava uma potência de 20 cv e era capaz de atingir uma velocidade máxima de 72 km/h. O modelo conquistou o coração do público, recebendo o afetuoso apelido de “Ford Bigode”, uma referência às duas alavancas opostas instaladas na barra de direção: uma para o acelerador e outra para o avanço da ignição.

Com sua carroceria sedã, 4 portas e espaço para 5 passageiros, este ícone da era dos automóveis foi coroado como o “Carro do Século” pela Global Automotive Elections Foundation no ano 2000, após ser avaliado por um júri composto por 132 jornalistas de 33 países e encabeçando os carros populares da Ford.

02. F-100 (1957)

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Imagem: Ford Motor Company/Divulgação

Lançada em outubro de 1957, a Ford F-100 é uma das picapes mais icônicas do Brasil. Inspirada na primeira geração de 1953, a versão brasileira da F-100 apresentava semelhanças com o modelo de 1956 dos Estados Unidos, tendo para-lamas mais baixos que o capô, caracterizado por suas curvas elegantes e distintas.

Produzida na fábrica da Ford no Ipiranga, em São Paulo, a F-100 sempre se destacou pela sua cabine simples, espaço para três ocupantes e uma caçamba generosa, capaz de acomodar cargas volumosas com facilidade.

Sob o capô, a picape abrigava um potente motor V8 de 4.5 litros, entregando 167 cv de potência e robustos 38,7 kgfm de torque, combinado com uma transmissão manual de três marchas localizada na coluna de direção, operada de forma mecânica. Embora o propulsor fosse inicialmente importado, em 1958 iniciou-se sua produção nacional.

Ao longo dos anos, a F-100 passou por diversas evoluções, culminando na segunda geração a partir de 1962, seguida pela terceira a partir de 1971. Em 1979, surgiu a F-1000 como sua sucessora, mantendo muitos elementos da antiga picape e contribuindo para solidificar esse segmento no mercado brasileiro e se tornar também ums dos carros populares da Ford.

Essa trajetória de evolução não apenas fortaleceu a marca, mas também cunhou termos como “Raça Forte”, reforçando a durabilidade e confiabilidade dos produtos da Ford neste segmento.

03. Mustang (1964)

Imagem: Ford Motor Company/Divulgação

No dia 17 de abril de 1964, durante a Feira Mundial em Flushing Meadows, Nova Iorque, a Ford revelou ao mundo o Mustang, um marco histórico na indústria automotiva, reconhecido como o pioneiro “muscle car” e um dos modelos mais emblemáticos da empresa. O nome foi inspirado no avião de caça da 2ª Guerra Mundial, o P-51 Mustang, que por sua vez derivou seu nome de uma raça de cavalos selvagens do país. No momento de seu lançamento, o preço do modelo era de 2.368 dólares nos Estados Unidos.

O lendário Ford Mustang, apelidado no início de “Pony Car”, foi lançado em duas versões: coupé hardtop e conversível, com motores variando de um ágil 6 cilindros de 2,8 litros a um poderoso V8 de 4,8 litros. Seis meses depois, surgiu a versão Fastback, aumentando o apelo esportivo. Sem mudanças notáveis em 1966, o Mustang alcançou a impressionante marca de 1 milhão de unidades vendidas, consolidando seu sucesso na indústria automobilística.

No Brasil, o Ford Mustang foi lançado em abril de 2021 com a versão especial Mach 1, vendida por R$ 499.900,00. Ao longo dos anos, o carro evoluiu em várias gerações, adaptando-se ao mercado e mantendo sua identidade única.

E, para celebrar seus 60 anos de sucesso em 19 de abril de 2024, a Ford lançou a 7ª geração inspirada no modelo de 1964, o Mustang Mach-E GT Performance. Equipado com motor V8 5.0 Coyote, 487 cv de potência e autonomia de 400 km, acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos, atingindo 200 km/h. Este é o primeiro veículo elétrico da Ford no Brasil e o segundo Mustang oficialmente comercializado, ao preço de R$ 529 mil.

O icônico cupê esportivo, conhecido como o mais vendido do mundo, tornou-se um clássico ao longo dos anos, evoluindo em desempenho, tecnologia e design. Além disso, virou um dos carros populares da Ford em diversos filmes de Hollywood, incluindo “007 Contra Goldfinger” (1964), “Bullitt” (1968), “60 Segundos” (2000) e “Eu Sou a Lenda” (2007). Elegante, potente e com um legado duradouro, o Ford Mustang é um verdadeiro ícone da indústria automotiva.

04. Galaxie (1967)

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Imagem: Ford Motor Company/Divulgação

O Ford Galaxie é reverenciado na história automotiva brasileira como o sedã mais confortável, luxuoso e espaçoso já fabricado no país. Lançado pela Ford em 16 de fevereiro de 1967, na fábrica localizada no bairro do Ipiranga, em São Paulo, marcou o início da presença da montadora no segmento de automóveis de passeio nacional.

Disponível em três versões distintas – Galaxie 500, Landau e LTD – o Galaxie foi notável por suas dimensões imponentes, registrando 5,33 metros de comprimento, 2,0 metros de largura, 1,46 metros de altura e um entre-eixos de 3,032 metros.

Equipado com um potente motor 4.5 V8, entregando 164 cv e 33,4 kgfm de torque, combinado a um câmbio manual de três marchas, o Galaxie 500 oferecia uma experiência de condução única. Sua oferta de oito cores sólidas e seu preço inicial em torno de NCz$ 27.000,00 (Vinte e sete mil Cruzeiros Novos) o tornaram acessível a uma variedade de consumidores.

Além de seu conforto inigualável, o Galaxie foi pioneiro em introduzir características revolucionárias no mercado brasileiro, como ar-condicionado, direção hidráulica e transmissão automática.

Após uma trajetória de sucesso de 16 anos e a produção de 78 mil unidades, a linha Galaxie encerrou sua jornada em 14 de janeiro de 1983, deixando para trás um legado inestimável na indústria automobilística nacional.

05. Corcel (1968)

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Imagem: Ford Motor Company/Divulgação

O Corcel, lançado em outubro de 1968, marcou uma trajetória de sucesso no Brasil, destacando-se como um dos carros populares da Ford. Este sedã médio conquistou os corações dos brasileiros devido ao seu design atraente, conforto, desempenho sólido e preço acessível.

Inspirado no emblemático Mustang da Ford, o Corcel foi batizado em homenagem ao cavalo selvagem do logotipo da marca. Em 1970, seu preço era de aproximadamente NCz$ 15.000,00 (Quinze mil Cruzados Novos), tornando-se uma opção acessível para muitos consumidores.

Equipado inicialmente com um motor moderno e econômico de 1.3 litros, capaz de gerar 68 hp e 10,4 mkgf de torque, combinado com um câmbio manual de 4 marchas, o Corcel oferecia uma experiência de condução agradável, silenciosa e eficiente.

Além de seu desempenho, o Corcel foi pioneiro ao introduzir o vaso de expansão no sistema de arrefecimento, proporcionando conveniência aos motoristas ao eliminar a necessidade constante de reabastecimento de água no radiador. O sucesso do Corcel inspirou o desenvolvimento de uma nova família de modelos, incluindo o esportivo Ford Corcel GT, o compacto Ford Corcel Bino, o potente Ford Corcel GTXP, além do Corcel II, Belina, Picape Pampa e o sedã Del Rey.

Reconhecido pela revista Autoesporte como Carro do Ano em 1969, 1973 e 1979, o Corcel solidificou seu status como um ícone da indústria automobilística brasileira. No entanto, enfrentando a crescente concorrência de novos modelos, como o Chevrolet Monza, suas vendas diminuíram ao longo do tempo.

Sua produção foi encerrada em 21 de julho de 1986, marcando o fim de uma era. Apesar disso, o legado do Corcel perdura como um dos carros mais icônicos e bem-sucedidos da história automotiva brasileira, que atendeu às necessidades e preferências dos consumidores da época.

06. Maverick (1973)

Imagem: Ford Motor Company/Divulgação

O lendário Ford Maverick, um ícone entre os muscle cars nacionais, fez sua estreia triunfante em 4 de junho de 1973, oferecendo aos entusiastas do automobilismo brasileiro três variantes emocionantes: o Super (ou S), sempre equipado com um motor 3.0; o Super Luxo (ou SL), disponível com o motor 3.0 padrão ou opcionalmente com o poderoso V8; e o GT (Gran Turismo), a versão esportiva pura, alimentada exclusivamente por um poderoso motor V8.

Nos Estados Unidos, o Maverick fez sua primeira aparição em 17 de abril de 1969, com um preço inicial de US$ 1.995.

No Brasil, durante os anos 80, o Maverick SL podia ser adquirido por Cr$ 162.000,00 (Cento e sessenta e dois Cruzeiros Novos). Não era apenas um carro para admirar nas ruas, mas também uma máquina que deixava sua marca nas pistas de corrida. Com um coração pulsante sob o capô na forma de um motor V8 de 302 polegadas cúbicas, capaz de despejar uma potência impressionante de 199 cavalos, o Maverick podia atingir a marca de 100 km/h em pouco mais de dez segundos.

Durante sua estadia no mercado nacional, que se estendeu por cerca de seis anos, mais de 108 mil unidades do Maverick foram produzidas, sendo aproximadamente 86 mil da elegante carroceria coupé de duas portas, 12 mil do sedan de quatro portas e 10 mil da máquina de alta performance GT V8.

Mas o que verdadeiramente imortalizou o Maverick nos anais da história automobilística brasileira foi o lendário GT V8 com o kit Quadrijet. Embora apenas cerca de 500 unidades com essa configuração tenham sido vendidas prontas de fábrica, a opção de adquirir o kit Quadrijet nas concessionárias permitiu que muitos outros entusiastas desfrutassem do desempenho excepcional que esse conjunto oferecia.

07. Escort (1983)

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Primeiro Escort produzido no Brasil era da terceira geração do modelo – Imagem: Ford Motor Company/Divulgação

Lançado em agosto de 1983 com um preço aproximado de Cr$ 5.000,00 (Cinco mil Cruzeiros), o Escort marcou a estreia da Ford brasileira no cenário automotivo mundial. Chegando ao mercado nacional durante sua terceira geração na Europa, o Escort oferecia modelos básicos, L (de entrada), GL (intermediário), Ghia (de luxo) e XR3 (esportivo).

Inicialmente, as versões L e GL ofereciam opções de motorização, como o CHT 1.35L ou o CHT 1.6L, enquanto as Ghia e XR3 vinham com a unidade de 1.6L. Entre os modelos mais cobiçados estava o XR3, com seu design aerodinâmico, rodas aro 14, teto solar e bancos esportivos, criando um visual arrojado para a época.

Em 1996, o Escort passou a ser produzido na Argentina, com uma nova frente, resultando no fim das versões Hobby, Ghia e XR3. Para o modelo do ano de 1999, o Escort adotou o motor 1.8 Zetec e expandiu sua linha para incluir sedan de quatro portas, station wagon e a versão RS de duas portas.

A partir de 2000, o motor Zetec Rocam 1.6 nacional foi introduzido no Escort, permanecendo até o encerramento de sua produção em 2003. O sucesso do Escort é inegável entre os carros populares da Ford. Sendo um dos carros mais vendidos do mundo, o modelo alcançou a marca impressionante de 18 milhões de unidades vendidas globalmente.

08. Ka (1997)

Imagem: Ford Motor Company/Divulgação

O Ford Ka fez sua estreia no Brasil em março de 1997 e em 2023 foi consagrado como um dos carros mais populares da Ford de sua categoria. Sua primeira versão apresentava uma proposta racional aliada a uma estética ousada, caracterizada por lanternas, faróis e carroceria com traços arredondados.

Equipado inicialmente com motores 1.0 de 51 cv e 1.3 de 60 cv, ambos a gasolina, o último dos quais foi descontinuado já em 1998. Em 1999, o modelo recebeu o motor 1.0 Rocam de 65 cv e, em 2001, uma versão potente de 1.6 litros, com 95 cv, especialmente para o Ka XR. No momento de seu lançamento, um Ford Ka básico 0km tinha um preço aproximado de R$ 11.000,00.

Apesar de ter encerrado sua produção em 2021, com mais de 1,4 milhão de unidades fabricadas no Brasil desde seu lançamento, o Ford Ka continua a manter sua posição entre os 10 carros mais populares e vendidos em território nacional. De acordo com dados da Fenabrave, em 2020, o Ka hatch registrou 67.491 unidades comercializadas, enquanto o sedã alcançou a marca de 25.743 unidades vendidas.

09. Ford 250 (1998)

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Imagem: Ford Motor Company/Divulgação

A F-250 entrou em cena no Brasil em 1998, sucedendo a icônica F-1000 e rivalizando com a Chevrolet Silverado (lançada em 1997). Sua presença imponente e robusta dominou as estradas brasileiras até 2011. Símbolo de potência, versatilidade e confiabilidade, a presença da F-250 no agronegócio brasileiro foi marcante, especialmente nas regiões do Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste. Em 1999, a picape custava na faixa dos R$ 120.000,00.

Montada em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, a Ford F-250, disponibilizada nas versões Super Duty (voltada para empresas e frotas governamentais), XL, e XLT, vinha com um motor 3.9 litros de seis cilindros com 145 cavalos e torque de 47 kgfm, movido a diesel, com tração traseira e câmbio manual de 5 velocidades. Outra opção de motor era oferecida na Ford F-250 a gasolina, tendo um 4.2 de seis cilindros com 205 cavalos e 35,7 kgfm de torque, tração traseira e câmbio manual de 5 velocidades.

Ao longo dos anos, com suas diversas versões, motores potentes e capacidades inigualáveis, essa gigante das estradas deixou uma marca indelével na história automotiva brasileira. Seja para trabalho ou lazer, a F-250 continua a ser uma opção notável para quem busca desempenho de alto nível.

Em 2024, diretamente de Dearborn, Michigan, a nova Ford F-250 2024 faz sua estreia para a alegria dos fãs. A nova versão tem motor a gasolina V8 de 6.8 litros, que promete cerca de 400 cavalos de potência, além de estar equipada com o pacote off-road 4×4 XL, que oferece uma experiência de condução sem igual, mesmo nas condições mais adversas. Sua força e robustez são apreciadas por muitos e hoje ela é valorizada ao máximo.

10. Bronco (1966 e 2021)

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Ford Bronco Sport – Imagem: Ford Motor Company/Divulgação

O Ford Bronco fez sua estreia nos Estados Unidos em agosto de 1966 como um utilitário compacto, com 3,85 metros de comprimento. Sua linha oferecia três modelos distintos: Wagon (fechado), Roadster (aberto, sem portas e capota) e Utilitário Esportivo (com caçamba estilo picape).

Inicialmente concebido como concorrente direto do Jeep CJ5, o Bronco vinha equipado com tração 4×4, transmissão manual de três velocidades e um motor de seis cilindros capaz de gerar 105 cv. Posteriormente, uma opção com motor V8 de 200 cv também foi disponibilizada. No entanto, suas características básicas permaneceram inalteradas até 1973, quando recebeu melhorias como direção hidráulica e transmissão automática.

Criado por Donald Frey e Lee Iacocca, os mesmos visionários por trás do Mustang, o Ford Bronco, além de se tornar um dos carros populares da Ford norte-americanos, desempenhou um papel crucial na definição do conceito moderno de SUVs, tornando-se um clássico cult nos Estados Unidos.

Ao  longo de suas primeiras três décadas de existência, este SUV compacto passou por cinco gerações, superando a marca de 1 milhão de unidades produzidas e aparecendo em mais de 1.200 filmes e 200 músicas. Apesar de ter sido descontinuado em 1996, o Bronco foi revivido em 2021, apresentando uma nova abordagem.

Após um intervalo de alguns anos, um dos modelos mais emblemáticos já produzidos pela marca americana retorna em grande estilo com uma nova geração. Em maio de 2021, o novo Bronco foi lançado pela primeira vez no Brasil com um preço inicial de R$ 256.900,00, posicionando-se como um competidor direto de veículos como o Jeep Compass, Volkswagen Taos e Toyota Corolla Cross.