A entrega por drones está se tornando uma realidade. Os equipamentos podem levar mercadorias de forma ágil até lugares remotos do planeta. É o caso do Monte Everest. Por lá, pela primeira vez na história, montanhistas receberam suprimentos através do veículo aéreo não tripulado.

Leia mais

publicidade
Missão faz parte de testes realizados com a tecnologia (Imagem: divulgação/DJI)

Drone transportou cilindros de oxigênio a 6 mil metros de altura

  • A entrega fez parte de testes que estão sendo realizados desde abril deste ano pela empresa de tecnologia DJI, em colaboração com a Nepalese Airlift e guias locais.
  • O drone usado foi um FlyCart 30.
  • O equipamento é capaz de transportar até 15 quilos de carga para locais remotos.
  • Nesta missão específica, ele levou três cilindros de oxigênio e outros materiais do Acampamento Base do Everest para o Campo 1.

Vídeo mostra como foi feita a entrega:

Equipamentos foram adaptados para suportar altitude, frio e ventos

O Acampamento Base no Everest fica a 5.300 metros de altura e fornece um ponto de descanso para quem tenta escalar a montanha. Já o Campo 1 fica a 6.000 metros acima do nível do mar, e representa uma das etapas mais perigosas da subida.

publicidade

As pessoas que enfrentam dificuldades neste trecho normalmente precisam de suprimentos e apoio ou até mesmo de resgate. Dessa forma, os drones podem significar a sobrevivência dos montanhistas.

Tradicionalmente, os guias locais são responsáveis pelo transporte de suprimentos. Alguns deles chegam a atravessar a queda de gelo 30 vezes por temporada, enquanto carregam suprimentos como cilindros de oxigênio, botijões de gás, barracas, comida e cordas.

publicidade

No total, o caminho demora de 6 a 8 horas para ser percorrido. E obviamente é uma travessia extremamente perigosa e que pode levar à morte até mesmo de quem está acostumado com o percurso.

Já os drones podem realizar esta mesma missão indo e voltando em apenas 12 minutos, independentemente da hora do dia. Os equipamentos foram adaptados para suportar a altitude, as temperaturas que variam entre -15° e 5°C e os vento de até 54 km/h.

publicidade

Devido ao sucesso dos testes, o governo nepalês já contratou uma empresa local de serviços de drones para montar uma operação de entrega de drones na encosta sul do Everest.