Um projeto piloto está entregando mercadorias via drones em regiões afastadas da Alemanha. A iniciativa faz parte de uma parceria entre a fabricante de drones Wingcopter, a Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt, o Grupo REWE, a Vodafone, a Riese e a cidade de Michelstadt.

Leia mais

Como funciona a iniciativa

O projeto DroLEx permite que clientes em distritos remotos ao redor de Michelstadt, no estado alemão de Hesse, peçam mantimentos não perecíveis por meio de uma loja virtual da LieferMichel e tenham as mercadorias entregues por drones. O serviço está inicialmente disponível para pessoas que vivem em Rehbach e Würzberg.

Assim que o pedido é feito, as mercadorias são embaladas na loja REWE, em Michelstadt, e transportadas por uma bicicleta de carga até o ponto de decolagem de um drone da Wingcopter.

publicidade

Neste primeiro momento, apenas produtos da REWE são oferecidos, mas outros varejistas locais serão adicionados à medida que o projeto avança. A iniciativa será avaliada do ponto de vista econômico e ecológico por membros da equipe da Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt.

Estamos muito orgulhosos de pilotar o LieferMichel, o primeiro serviço de entrega de drones para mantimentos e produtos do dia a dia na Alemanha. Nosso maior objetivo é ganhar experiência e avaliar, junto com os moradores, um serviço ecologicamente correto e eficiente que crie real valor agregado para a população da zona rural.

Tom Plümmer, CEO da Wingcopter

O projeto foi financiado pelo Ministério Federal Alemão para o Digital e Transportes e tem um valor total de 430 mil euros, pouco mais de R$ 2,3 milhões.

A previsão de conclusão dessa fase é até o final de 2023. Os dados coletados durante o período de teste serão usados para desenvolver um modelo de negócios sustentável “para melhorar o abastecimento local em outras regiões rurais da Alemanha”.

Veja como funcionam as entregas via drones:

Entregas feitas por drone

  • O drone pode viajar a até 90 km/h e em altitudes de 100 metros.
  • Ele é capaz de carregar pacotes de até 4 quilos.
  • As entregas são feitas usando a rede de comunicações da Vodafone para navegar de forma autônoma até pontos de pouso.
  • Outro entregador de bicicleta de carga então remove a mercadoria do Wingcopter e completa o trecho até a entrega para o cliente.
  • As informações são da New Atlas.