Conforme noticiado pelo Olhar Digital, quando concluiu seus trabalhos no lado oculto da Lua a missão Chang’e 6 desenrolou uma bandeira da China no local, marcando o “território” do país naquela região. E essa bandeira lunar não é qualquer bandeira, não. Ela é feita de basalto, uma rocha vulcânica que é superabundante tanto na Lua quanto aqui na Terra.

Em 2 de junho, a sonda Chang’e 6 pousou na bacia do Polo Sul-Aitken, uma região misteriosa do lado oculto da Lua. E logo em seguida, a bandeira chinesa se abriu majestosa do módulo de pouso.

publicidade
Representação artística da missão Chang’e 6 pousando no lado oculto da Lua. Crédito: Administração Espacial Nacional da China (CNSA)

Essa bandeira, que tem 30 cm por 20 cm (praticamente do tamanho de uma folha A4), pesa apenas 11,3 gramas. Bem levinha! Ela é parecida em tamanho com a bandeira levada pelo módulo Chang’e 5 em 2020, que pousou no lado próximo da Lua e trouxe amostras lunares para a Terra. Chang’e 6 também é uma missão de retorno de amostras, com previsão de chegada por aqui por volta do dia 25 de junho.

Solo lunar rico em basalto inspira China a produzir bandeira de pedra

Segundo reportagem da emissora estatal chinesa CCTV, a escolha do basalto para fazer a bandeira foi uma jogada estratégica. Os engenheiros seguiram o princípio de “utilização in situ”, ou seja, aproveitar os recursos disponíveis na Lua em vez de transportar materiais da Terra. Isso faz parte da visão da China para uma exploração lunar sustentável.

publicidade
Foto divulgada pela Agência Espacial Nacional da China (CNSA) mostra a bandeira que foi para a Lua com a missão Chang’e6. Crédito: CNSA

Cao Genyang, professor da Universidade Têxtil de Wuhan e membro da equipe que desenvolveu a bandeira, explicou que a ideia surgiu a partir da descoberta que o solo lunar é rico em basalto. “Pensamos: por que não usar esse material como uma fibra inorgânica de alto desempenho?”.

Wang Yunli, também professor da Universidade Têxtil de Wuhan, contou que o processo de impressão e tingimento da bandeira envolveu técnicas especializadas para suportar as condições extremas da Lua e da órbita lunar.

publicidade

Leia mais:

Transformar basalto em uma fibra inorgânica não foi fácil, já que o material é liso e quebradiço, dificultando a fiação e a manutenção das cores. Mas, depois de muitos desafios e falhas, a equipe conseguiu criar uma bandeira que oferece excelente isolamento e resistência à radiação, ideal para suportar as condições adversas da superfície lunar.

publicidade

A versão final da bandeira foi produzida com material compósito, constituído principalmente de basalto, representando 62% dos ingredientes. “Toda a produção da bandeira começou com as pedras”, disse Wang. As rochas de basalto foram transformadas em fibras ultrafinas, que foram fiadas em fios, tecidas em tecidos e, finalmente, passaram por um processo de impressão e tingimento especializado.