No fim da noite desta segunda-feira (3), a sonda chinesa Chang’e-6 deixou a superfície da Lua com amostras de seu lado oculto. Ela está rumando de volta à Terra com rochas e solo de nosso satélite natural.

As informações, dadas pela Agência de Notícias Xinhua, dão conta ainda de que o ascensor da sonda decolou na manhã de terça-feira (4), horário de Pequim, e entrou em órbita predefinida ao redor da Lua, conforme dados da Administração Espacial Nacional da China (CNSA, na sigla em inglês).

publicidade

Leia mais:

publicidade
Chang’e-6 cumpriu sua missão com sucesso, diz agência espacial chinesa (Imagem: Jin Liwang/Xinhua)

Sonda da China já terminou seu trabalho na Lua

  • Como o Olhar Digital noticiou, a sonda chinesa pousou com sucesso na Lua no sábado (1) e começou a coletar as amostras;
  • Conforme a CNSA, a sonda guardou as amostras em contêiner dentro de seu ascensor;
  • Então, o contêiner será transferido para uma cápsula de reentrada na órbita da Terra, que se espera retornar ao nosso planeta na Mongólia Interior, por volta de 25 de junho;
  • Segundo a Xinhua, a Chang’e-6 pousou na Bacia Polo Sul-Aitken, cratera de impacto na Lua que existe há mais de quatro bilhões de anos. Ela possui 13 quilômetros de profundidade e diâmetro de 2,5 mil quilômetros;
  • Vale ressaltar que missões no lado oculto da Lua são mais difíceis, pois, justamente por não estar voltado para a Terra, exige satélite retransmissor para manter as comunicações, sem contar que o terreno é (ainda mais) acidentado, dificultando pousos.

Apesar da necessidade de satélite retransmissor para comunicação com a Terra no lado oculto da Lua, a Chang’e-6 teve autonomia aprimorada, de modo a depender menos do Queqiao-2, satélite de retransmissão chinês, além do suporte terrestre, disse Huang Hao, especialista espacial da China Aerospace Science and Technology Corporation (CASC), à agência de notícias estatal.

publicidade
Sonda deve retornar à Terra somente no fim do mês (Imagem: Jin Liwang/Xinhua)

A Xinhua disse que, após as coletas, o módulo de aterrissagem desfraldou a bandeira da China no satélite natural e retornou com ela.