A Northrop Grumman postou mais vídeos do Manta Ray, mistura de drone com submarino desenvolvida junto à DARPA, agência do Departamento de Defesa dos EUA. Um deles mostra o teste de mergulho da “Arraia de Ferro”. Detalhe: é no formato 360º (aquele que te deixa olhar para os lados), em 4K.

Empresa posta vídeo imersivo – literal e metaforicamente – de ‘Raia de Ferro’

  • A Northrop Grumman divulgou novos vídeos do Manta Ray, drone submarino desenvolvido com a DARPA, agência do Departamento de Defesa dos EUA. Um deles, no formato 360º e em 4K, mostra o teste de mergulho, enquanto outro apresenta uma visão geral com ângulos inéditos;
  • O mergulho de teste da “Arraia de Ferro”, realizado após quatro anos de desenvolvimento, faz parte de um projeto para criar um Veículo Submarino Não Tripulado ExtraGrande (XLUUV) autônomo, destinado a missões de longo alcance, longa duração e sem supervisão humana;
  • O vídeo detalha como o Manta Ray se movimenta, mostrando que sua propulsão ocorre graças a duas hélices de quatro pás nas bordas das “asas”. O vídeo mostra também a manobrabilidade subaquática da embarcação, além da sua capacidade de permanecer no fundo do mar para economizar energia;
  • A Austrália e os EUA desenvolvem os drones subaquáticos Ghost Shark e Manta Ray, respectivamente – e eles podem revolucionar as guerras navais. O Ghost Shark é projetado para operações submarinas furtivas, enquanto o Manta Ray é notável pela sua desmontabilidade e capacidade de ser transportado e remontado no campo.

Outro vídeo publicado pela empresa traz uma visão geral do Manta Ray – destacando seus prós e avanços, claro. A novidade é que o vídeo traz takes com ângulos nunca vistos antes da “arraia” militar.

publicidade

Leia mais:

Sente na ‘Arraia de Ferro’ e dê um mergulho no mar

O teste, em si, não é novidade (o Olhar Digital publicou sobre ele no começo de maio). O mergulho foi a culminação de quatro anos de trabalho junto à DARPA para desenvolver um Veículo Submarino Não Tripulado ExtraGrande (XLUUV, na sigla em inglês) autônomo. A ideia era criar um veículo para missões de longo alcance e longa duração que não precise de supervisão humana.

publicidade

Já o vídeo com mais detalhes sobre a “Arraia de Ferro” – ou mais profundo, se preferir o trocadilho – traz respostas para algumas perguntas sobre a embarcação.

Primeiro, o vídeo mostra a “arraia” sendo movida em terra e deslizando pela água. Depois, as imagens revelam que a propulsão é fornecida por duas hélices de quatro pás situadas na borda das “asas”.

publicidade

O vídeo também mostra parte da manobrabilidade subaquática do Manta Ray. E confirma que a embarcação pode permanecer no fundo do mar para economizar energia.

Assista abaixo:

publicidade

‘Arraia de Ferro’ e ‘Tubarão Fantasma’ podem mudar tudo nas guerras

Ilustração de drones Tubarão Fantasma e Raia de Metal no oceano
Ghost Shark e Manta Ray podem mudar o rumo das guerras navais (Imagem: Pedro Spadoni via DALL-E/Olhar Digital)

No cenário das guerras navais, a Austrália e os Estados Unidos têm aumentado suas apostas ao desenvolverem veículos subaquáticos não tripulados (UUVs) avançados (leia-se: drones), apelidados de Ghost Shark e Manta Ray, respectivamente. A dupla pode revolucionar guerras.

O Ghost Shark, desenvolvido na Austrália, é descrito como um dos UUVs autônomos subaquáticos mais avançados do mundo, projetado para operações submarinas de longo alcance e furtivas, incluindo vigilância, reconhecimento e ataque persistentes. Espera-se que os primeiros modelos sejam entregues até o final de 2025.

Nos Estados Unidos, a Northrop Grumman lidera o desenvolvimento do Manta Ray com apoio da DARPA. Este UUV é notável pela sua capacidade de ser desmontado, transportado e remontado no campo, o que facilita a logística e conserva energia para missões operacionais. A DARPA colabora com a Marinha para testar e eventualmente integrar o Manta Ray ao batente militar.