Um relatório divulgado pelo Google nesta terça-feira, 3, revela alguns detalhes sobre seu programa de pesquisa em carros autônomos. Segundo o documento, a empresa tem atualmente 48 veículos dirigindo sozinhos pelas ruas da Califórnia e de Austin, nos Estados Unidos.

Desses, 23 são SUVs RX450h da marca Lexus adaptados, enquanto 25 são protótipos desenvolvidos pelo Google em parceria com diversas montadoras. Do total, 40 carros estão circulando só pela vizinhança da empresa na cidade de Mountain View, na Califórnia.

publicidade

Os veículos são capazes tanto de dirigir sozinhos quanto sob o comando de um motorista. No modo autônomo, a frota já contabilizou mais de 2 milhões de quilômetros percorridos desde 2009, quando os primeiros testes públicos começaram.

Em outubro, o Google começou a testar a reação dos carros autônomos diante de crianças. O objetivo da empresa é aprimorar a inteligência artificial do sistema, tornando-a mais cuidadosa, já que crianças são menos previsíveis do que obstáculos comuns do dia a dia.

publicidade

Via Google