Toda fabricante de smartphones coloca em seus produtos recursos exclusivos que a concorrência, geralmente, não possui. Trata-se de uma forma saudável de incentivar a inovação no mercado enquanto as empresas oferecem opções para o consumidor, especialmente quando esse mercado parece saturado de dispositivos muito parecidos entre si.

Na última semana, iniciamos uma série aqui no Olhar Digital com dicas para os usuários aproveitarem ao máximo os recursos de seus smartphones. Falamos sobre Samsung, Apple, Windows Phone e Motorola, e nesta terça-feira, 16, você confere seis sugestões de funções que todo dono de um celular da Asus deve conhecer.

1 – Use o celular com apenas uma mão

Reprodução

publicidade

Alguns dos aparelhos da marca taiwanesa são tão grandes que fica difícil operá-los com apenas uma mão. Por conta disso, algumas versões do Zenfone vêm com um recurso que permite ao usuário redimensionar a tela e usá-lo com apenas uma mão. Para isso, vá atpe Configurar > ZenMotion > Modo Uma Mão e ative o “Diparo Rápido”. Agora basta tocar duas no botão Home para diminuir a área tátil da tela ao seu alcance.

2 – Organize a gaveta de apps

Reprodução

O dono de um Zenfone também pode customizar sua gaveta de apps à vontade. Ao tocar no menu de aplicativos, toque nos três pontos do canto superior direito e use a guia “Pasta inteligente” para agrupar os programas semelhantes e pastas. Você também pode alterar o tamanho da grade e outras preferências para deixar a seção totalmente personalizada. É possível até bloquear apps com senha ou mudar as animações de rolagem.

3 – Controle o celular apenas com gestos

O Zenfone vem também com um assistente virtual da Asus chamado ZenMotion. Com ele, o usuário pode estabelecer padrões de comportamento para o celular com base em alguns simples gestos. Por exemplo: em vez de abrir a bandeja de apps e selecionar a câmera quando quiser tirar uma foto, apenas faça o desenho de uma letra “C” na tela. Você pode customizar cada uma das funções disponíveis em Configurar > ZenMotion.

4 – Tire uma selfie de alta resolução

Reprodução

Normalmente, um smartphone vem com uma câmera de menor resolução na parte frontal, para selfies, e uma de maior resolução na parte traseira. Isso pode atrapalhar o usuário que quer registrar um autorretrato de qualidade e não consegue visualizar a imagem com a tela virada ao contrário, correndo o risco de errar o enquadramento. O modo “Selfie” da câmera do Zenfone permite que o aparelho detecte quantos rostos precisam sair completos na foto antes de registrá-la com o sensor traseiro, garantindo o enquadramento correto mesmo com o celular virado ao contrário.

5 – Altere os ícones do sistema

Reprodução

Se você mantiver o dedo pressionado sobre o plano de fundo do Zenfone por tempo suficiente, verá surgir na tela seis opções. Tocando em “Icon Packs”, você pode baixar e alterar quase todos os ícones da ZenUI, a interface do Android usada pela Asus, deixando seu celular ainda mais customizado.

6 – Grave suas ligações

Reprodução

Por segurança, curiosidade ou praticidade, é possível que você precise gravar suas ligações pelo celular em algum momento. Com o Zenfone, não é preciso baixar um aplicativo dedicado a isso. O app de chamadas dos aparelhos da Asus já vem com um gravador nativo, bastando selecionar a opção “REC” durante uma ligação e permitir o registro da conversa.

Por segurança, curiosidade ou praticidade, é possível que você precise gravar chamadas pelo celular em algum momento.