O HDMI é uma das formas mais comuns atualmente de conectar dispositivos de áudio e vídeo. Porém, mesmo com tanta tecnologia e comodidade, ele pode apresentar falhas bem incômodas. Dito isso, o Olhar Digital preparou uma lista com cinco soluções para problemas comuns com o cabo HDMI.

Leia mais:

Verifique as conexões

O primeiro passo para resolver qualquer problema com HDMI é verificar as conexões. Certifique-se de que o cabo HDMI esteja conectado corretamente aos dois dispositivos. Os conectores devem estar encaixados até o fim e não deve haver nenhum fio solto.

Tente um cabo HDMI diferente

Se você tiver outro cabo HDMI, tente usá-lo para ver se o problema é com o cabo. Se o problema desaparecer quando você usar um cabo diferente, o cabo original pode estar com defeito. Caso esteja, opte por fazer uma busca bem apurada para encontrar um cabo HDMI que seja ideal para o contexto que esteja precisando.

publicidade

Reinicie os dispositivos

Reinicie o dispositivo de origem e o dispositivo de destino. Isso pode corrigir quaisquer problemas temporários que possam estar causando o problema. Se o problema persistir, o ideal é levar o equipamento para o suporte técnico ou no cenário de ser um dispositivo novo e com garantia, solicitar a troca do mesmo por outro que esteja em perfeito estado de conservação.

Atualize o firmware

Se você comprou um novo aparelho, como um Home Theater ou um Blu-ray Player, e o cabo HDMI não está transmitindo áudio ou vídeo para a TV, o problema pode ser o firmware. Em resumo, ele é o software que controla o hardware do aparelho e pode ser atualizado para corrigir bugs e adicionar novos recursos. Para atualizar o firmware, conecte o aparelho à internet e siga as instruções na tela.

Vale frisar, que a atualização do firmware pode ser feita de acordo com cada aparelho. Por isso, é interessante em caso de dúvidas, consultar o suporte técnico da marca do dispositivo.

Entrada ‘gasta’

Se você tem usado cabos HDMI por um longo período, e de repente começar a apresentar falhas de transmissão em seus filmes, séries ou jogos, o problema pode estar relacionado à entrada HDMI do seu dispositivo, onde você conecta o cabo.

Com o passar do tempo, o uso inadequado ou a aplicação excessiva de pressão podem danificar essa porta. Uma solução possível para resolver o problema, é conectar o cabo a outra entrada HDMI disponível no aparelho em questão, dando preferência a uma que não seja muito utilizada. Isso pode ajudar a restabelecer uma conexão adequada, corrigindo as falhas de transmissão.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!