Pesquisadores da Universidade College London desenvolveram um software capaz de copiar a letra de uma pessoa com perfeição. O programa analisa um pedaço de escrita manual e consegue reaplicar essas informações em novas frases, seguindo o mesmo padrão.

Chamado de “My Text in Your Handwriting”, o aplicativo usa um algoritmo de aprendizagem de máquina construído com base em glifos, que são as formas únicas usadas por um indivíduo ao escrever determinados caracteres.

Como funciona?

A análise busca o que há de único na escrita de uma pessoa, conseguindo “aprender” o estilo de escrever de cada um e, em seguida, reproduzí-lo. Em testes, os cientistas usaram amostras de pessoas famosas como Abraham Lincoln, Frida Kahlo e Arthur Conan Doyle. Em seguida, eles escreveram novas frases e pediram que as pessoas distinguissem entre o original e o criado por um software.

publicidade

Cerca de 40% das pessoas acreditaram na versão feita pelo programa.

Aplicações

Segundo os responsáveis pelo programa, a ideia é ajudar pessoas que perderam a capacidade de escrever a se comunicarem por escrito. A tecnologia também poderia ajudar a identificar falsificações. “Podemos usar nosso software para caracterizar a escrita manual e quantificar as probabilidades de que algo foi forjado”, explica Gabriel Brostow, um dos autores do estudo.

Via Seeker