Recentemente, a Sony liberou uma atualização de sistema que traz a função HDR ao Playstation 4. Essa função permite que o console transmita uma variedade maior de cores, de maneira semelhante ao Playstation 4 Pro. No entanto, segundo uma pesquisa feita pelo ArsTechnica, esse recurso atualmente não tem quase nenhuma utilidade no console antigo.

A suspeita do site começou porque o PS4 usa uma saída HDMI 1.4, diferente da saída HDMI 2.0 do PS4 Pro. Isso porque a velocidade da interface HDMI 1.4 é menor que a da 2.0, o que poderia impossibilitar a transmissão de sinais mais intensoso. No entanto, após analisar o hardware da interface, o site concluiu que ela seria de fato capaz de enviar sinais em HDR.

publicidade

Falta de suporte

O problema, no entanto, é que atualmente nenhum jogo ou aplicativo tem suporte para esse recurso no PS4. Até agora, desenvolvedores de jogos para os consoles da Sony anunciaram atualizações apenas para o PS4 Pro, com raríssimas exceções. Uma delas é o estúdio Thekla, responsável pelo jogo independente The Witness.

publicidade

De acordo com Jonathan Blow, o diretor do jogo, um patch que trará saída HDR para o PS4 Pro já está em desenvolvimento, e o recurso deve se estender aos consoles mais velhos. “Ainda não sabemos os detalhes técnicos de como funcionará”, disse Blow, “mas contanto que nada nos impeça, o patch do The Witness levará HDR a todos os PS4″.

Por conta da maneira como o recurso chegou ao PS4, a disponibilidade de jogos com recurso HDR para ele dependerá do esforço dos desenvolvedores em atualizar seus jogos para aproveitar esse recurso. Cada estúdio ou desenvolvedor decidirá de maneira independente se vale a pena ou não levar a novidade aos consoles antigos.

publicidade

Aplicativos de streaming

Sem jogos disponíveis atualmente com o recurso, os donos de PS4 ainda poderiam aproveitar para assistir a filmes e séries na Netflix com essa melhoria de imagem. No entanto, isso também não dá certo. O motivo disso é que tanto a Netflix quanto a Amazon Prime – os dois maiores serviços de streaming dos EUA – têm o HDR atrelado à resolução 4K.

publicidade

Em outras palavras, como o PS4 não consegue transmitir imagens em 4K, ele também não consegue acessar o recurso HDR desses aplicativos. Um representante da Netflix contou ao ArsTechnica que “HDR e 4K podem ser independentes”, mas que “com conteúdo da Netflix, as duas tecnologias estão ligadas. Por ora, não há planos para mudar isso”.

Mídia física

Tirando todas essas opções, ainda restaria a possibilidade de que o PS4 aproveitasse o recurso HDR de alguma mídia física, como discos Blu-Ray. Mesmo essa alternativa, contudo, não funciona. Isso porque os discos Blu-Ray tradicionais, que o PS4 consegue ler, não têm suporte a essa tecnologia.

Caso um usuário quisesse assistir a um filme em Blu-Ray com cores em HDR, ele precisaria comprar um disco Ultra HD Blu-Ray – os sucessores do Blu-Ray. Há, porém, dois problemas nesse caso. O primeiro deles é que o leitor de Blu-Ray do PS4 não é capaz de reproduzir discos desse novo formato. O segundo é que, mesmo que ele conseguisse, esses discos trazem resolução 4K, que o PS4 não é capaz de transmitir. Por ora, portanto, a opção HDR é pouco mais que um adorno no PS4.