EnglishPortugueseSpanish
publicidade

O Tumblr lançou ontem uma ferramenta que deve fazer com que as Live Photos da Apple se tornem muito mais comum na internet. Chamada de Laphs (significando “Live anywhere Photos”), o recurso facilita que desenvolvedores incorporem esse novo formato de foto/vídeo em seus sites. A rede social também anunciou suporte para o recurso em sua versão para desktop.

Além de tornar sua própria plataforma web compatível com o recurso, no entanto, o Tumblr também disponibilizou o Laphs no GitHub e no NPM, para que outros desenvolvedores possam utilizá-los em seus sites. Com a ferramenta, é possível tanto reproduzir as Live Photos quanto transformá-las em GIFs.

publicidade

Funcionamento

“Live Photos”, como a Apple as chama, são uma mistura de foto e vídeo. Elas são uma foto que, ao ser pressionada, exibe um vídeo curto de alguns segundos antes e depois da foto. Em iPhones, é necessário pressionar as fotos para que os vídeos sejam executados; em computadores, basta clicar e segurar sobre as fotos, graças ao Laphs.

Quando um usuário publica uma Live Photo, ele publica na verdade tanto uma imagem .jpg quanto um vídeo .mov. A ferramenta do Tumblr, de acordo com o TechCrunch, recebe a imagem .jpg e converte o vídeo .mov para .mp4, para que ele funcione melhor em mais navegadores. Em seguida, o código combina os dois arquivos para que eles tenham a funcionalidade pretendida pela Apple.

Pioneirismo inusitado

publicidade

Depois de a Apple anunciar as Live Photos junto com os iPhones 6s e 6s Plus, o Tumblr foi o primeiro aplicativo externo (além dos da Apple) a oferecer suporte para o recurso. A rede social chegou a lançar suporte a esse recurso semanas antes do Facebook e meses antes do Google Photos. Isso por causa da semelhança delas com GIFs, que são bastante populares na rede social. 

Em seguida, o Google também lançou um aplicativo que transforma fotos desse tipo em GIFs, também para aproveitar a popularidade do formato. Diferentemente dos GIFs, contudo, fotos desse tipo são marcadas com um ícone de círculos concêntricos no canto superior esquerdo. O ícone indica que elas podem ser clicadas para reproduzir um filminho.