

Pela terceira vez em poucos dias, Mark Zuckerberg resolveu se pronunciar acerca da presença de notícias falsas no Facebook. Desta vez, porém, o CEO revelou quais são os planos da sua equipe para combater o problema.
“Normalmente não divulgaríamos detalhes sobre nosso trabalho em andamento, mas devido à importância dessas questões e ao tamanho do interesse neste tópico, eu quero esboçar alguns dos projetos que já temos a caminho”, contou o executivo.
Zuckerberg manteve o que vem falando desde que o Facebook passou a ser apontado pela imprensa norte-americana como um dos responsáveis pela eleição de Donald Trump à presidência do país. Segundo ele, o percentual de notícias falsas na rede “é relativamente pequeno”. Mesmo em menor número, entretanto, elas fazem barulho, tanto que um estudo comprovou que os principais links mentirosos que circulavam às vésperas do pleito obtiveram mais engajamento do que os verdadeiros. Sobre isso, Zuckerberg jogou parte da culpa nos próprios usuários.
“Os problemas aqui são complexos, tanto tecnicamente quanto filosoficamente”, escreveu ele. “Acreditamos em dar voz às pessoas, o que significa pecar no sentido de deixar as pessoas compartilharem o que elas quiserem sempre que for possível. Precisamos ser cuidadosos para não desencorajar o compartilhamento de opiniões ou restringir erroneamente o que for conteúdo preciso.” O CEO ainda fez questão de salientar: “Não queremos ser árbitros da verdade, e sim contar com a nossa comunidade e em parceiros confiáveis.”
AS SETE MEDIDAS