Do dia 14 ao dia 29 de janeiro, o Museu do Videogame Itinerante estará no Rio de Janeiro pela primeira vez. A exposição interativa de jogos eletrônicos ficará no shopping Nova América, na rua Martin Luther King Junior, 126, e poderá ser visitada gratuitamente. 

O Museu do Videogame Itinerante conta com mais de 250 consoles de todas as gerações. Destes, 30 podem ser jogados pelos visitantes, incluindo desde modelos antigos como o Telejogo, Atari e Master System até consoles mais recentes como o Playstation 4, o Xbox One e o Wii U. 

Além dos consoles, o museu também traz algumas atrações como simuladores de corrida, torneio de jogos antigos, desfiles de cosplay e desafios de Just Dance. Mais recentemente, o museu começou a oferecer uma área dedicada ao Playstation VR, o equipamento de realidade virtual da Sony que foi eleito uma das 25 melhores invenções de 2016 pela revista Time.

High Score

publicidade

Primeiro museu de games registrado pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), o Museu do Videogame Itinerante recebeu mais de 7 milhões de visitantes em 2015. No ano passado, ele passou por mais de 15 cidades brasileiras, incluindo São Paulo e Fortaleza, e foi um dos museus escolhidos para representar o Brasil em 2016 em Paris.

De acordo com Cleidson Lima, o curador da exposição, a ideia do museu surgiu a partir de uma discussão de casal. “Em um belo dia de faxina, minha esposa me deu um ultimato: ou você transforma essa sua coleção em um museu para tirar de casa ou você e esses videogames vão para fora”, disse. Lima coleciona jogos há mais de 15 anos e hoje tem mais de 340 consoles e 4 mil jogos.