Notebooks podem não ser tão potentes quanto alguns computadores de mesa, mas eles têm, sobre eles, uma vantagem enorme: portabilidade. Se eles às vezes são chamados de “laptops”, não é à toa: eles permitem que você trabalhe em qualquer lugar, com o computador apoiado no colo.

Por outro lado, essa portabilidade toda não vale de nada se você não consegue usar o notebook fora da tomada. Se a bateria do dispositivo não oferecer uma autonomia suficiente, a vantagem de poder usar o notebook “em qualquer lugar” vira a vantagem de poder usar o notebook “em qualquer lugar que tenha uma tomada perto”.

As fabricantes entendem isso, e por isso vem investindo cada vez mais em aparelhos com bateria suficiente para render várias horas de uso. Abaixo, nós listamos alguns dispositivos cuja autonomia já foi testada e aprovada. Se você está a procura de um computador que seja capaz de aguentar várias horas sem precisar carregar, confira:

Samsung Style

publicidade

Reprodução

Nem só de celulares vive a Samsung. A empresa também fabrica uma série de outros dispositivos eletrônicos, desde TVs até notebooks. E a linha Style da empresa costuma oferecer uma boa duração de bateria. Recentemente, a coreana lançou por aqui o Style 2 em 1, um notebook com tela sensível a toque que tem tecnologia de carregamento rápido. A empresa promete que, com 20 minutos de carga, ele seja capaz de oferecer até duas horas de uso longe da tomada.

Lenovo Thinkpad

Reprodução

Outra marca que hoje em dia é mais lembrada por celulares do que por notebooks é a Lenovo. No entanto, a empresa também produz computadores portáteis incluindo a linha Thinkpad, que tem baterias bastante duradouras. Segundo um levantamento feito pelo site Laptop Mag, o ThinkPad T460 da empresa é o notebook com melhor duração de bateria do mercado, chegando a 17 horas sem precisar carregar. 17 horas pode ser exagero, mas ainda que ele ofereça 12 horas longe das tomadas, já está de bom tamanho.

MacBook Air

Reprodução

Há controvérsias quanto à duração da bateria de alguns notebooks da Apple. Um teste recente da associação britânica de consumidores Which? apontou o MacBook Pro de 2016 como o melhor aparelho da empresa nesse quesito, mas há diversos indícios e testemunhos que sugerem justamente o contrário: a bateria dele pode deixar a desejar. Por outro lado, a Laptop Mag deu ao MacBook Air de 13 polegadas uma avaliação excelente quanto a sua autonomia. Se você procura um laptop da Apple e tem a vida útil da bateria como foco, o MacBook Air é uma ótima escolha.

Acer Chromebook

Reprodução

Se você precisa de um computador apenas para tarefas básicas, como navegar na internet e editar documentos, um Chromebook pode ser uma boa opção. Eles costumam ter configurações mais modestas, mas um preço mais baixo também. E se você precisa de um que dure bastante tempo loge das tomadas, os da Acer são uma a escolha cerca. No ano passado, a empresa lançou aparelhos que prometiam até 12 horas de autonomia.

 

Dell Inspiron 7000

Reprodução

A linha Inspiron, da Dell, costuma trazer aparelhos voltados para ambientes de trabalho, e uma das suas características é a bateria com duração adequada. O Inspiron 7000 é um exemplo disso. Mostrado alguns meses atrás, ele não é exatamente o notebook mais barato do mercado. No entanto, sua bateria deixa pouco a desejar. De acordo com um levantamento da PC Mag, ele aguenta mais de dez horas longe das tomadas antes de precisar de uma recarga.