Fazer novos amigos quando se é adulto não é tão fácil. Em geral, a vida social se resume a amigos antigos, de faculdade ou colégio e colegas de trabalho, e os aplicativos de relacionamentos são voltados para quem está procurando o amor.

No entanto, foi lançado no início do mês um aplicativo que pode resolver esse problema: o Patook (disponível para Android e iOS). E para garantir o objetivo de fazer amizades, a plataforma utiliza a inteligência artificial para detectar e bloquear mensagens de paquera.

Conforme relata o Engadget, o “detector de paqueras” foi treinado a partir de milhões de mensagens que circulam pela internet – inclusive as ofensivas e de conotação sexual. Caso o usuário envie uma mensagem de paquera, a mensagem é bloqueada e a pessoa é banida.

Desde o lançamento da versão beta do aplicativo em 2016, 5% dos usuários foram banidos antes de sua primeira mensagem ter sido entregue.

publicidade

Os usuários criam um perfil e podem procuram amigos com base nos critérios usuais, como localização, interesses e faixa etária. O aplicativo também usa um sistema de pontos para identificar e classificar especificamente o valor dos critérios que eles querem em um amigo. 

-> Tinder: história, dicas e principais recursos do app de encontros