Embora a adesão do WhatsApp como ferramenta de comunicação tenha facilitado a rotina de muitas pessoas e empresas, esta medida também oferece um risco: em caso de assalto, o usuário perde acesso à conta do aplicativo mensageiro. Por isso, separamos algumas informações sobre como bloquear a sua conta no WhatsApp caso seu celular tenha sido roubado.

Leia mais:

publicidade

Entenda como bloquear a sua conta no WhatsApp

1. Bloqueie o seu chip

É imprescindível entrar em contato com a operadora de seu chip e solicitar o bloqueio do mesmo. Desta forma, quando você conseguir um novo aparelho, a mensagem de confirmação não vai chegar no chip antigo, mas em outro que você adquirir (quando pedir a portabilidade). Isso porque enquanto você recupera o número do seu telefone, o chip anterior (dentro do celular roubado) permanece desativado.

Após realizar estas ações, você pode baixar o WhatsApp em outro dispositivo com seu novo chip e confirmar a sua identidade para ter acesso à conta. Isso é possível porque o sistema do WhatsApp permite a utilização de uma conta por vez a cada número de telefone conectado. Desta forma, o sistema deve reconhecer essa “atualização” e fazer o log-off da conta no celular roubado.

publicidade

2. Solicite o bloqueio da sua conta por e-mail

Contudo, se você não quiser recuperar a sua conta antiga e pretende criar uma nova, é indicado entrar em contato com o suporte do WhatsApp para bloquear a conta anterior. Este contato deve ser feito via e-mail, cujo título deve ser “Celular perdido/roubado”. No corpo da mensagem, escreva algo como “Meu celular foi perdido/roubado. Por favor, desative a minha conta” e digite o número do seu telefone em seguida, inserindo o código de identificação internacional do Brasil, que é o 55. Veja o exemplo abaixo:

  • 55 84 9 1234 5678

A mensagem deve ser enviada para o seguinte endereço de e-mail: [email protected].

publicidade

Algumas informações adicionais

WhatsApp Web
Imagem: dennizn / Shutterstock

Apesar de o usuário entrar em contato com o suporte do WhatsApp e solicitar o bloqueio, a conta permanece em “estado de espera”. Isso significa que seus contatos ainda poderão ver a sua foto de perfil e ter acesso ao seu chat, mas as mensagens ficarão pendentes. Somente após 30 dias corridos é que o sistema exclui a conta totalmente, caso você não tenha optado por recuperá-la.

Além disso, quando se instala a mesma conta em outro aparelho, é possível recuperar total ou parcialmente as suas mensagens, desde que o backup tenha sido feito anteriormente em algum sistema de nuvem (como Google Drive, iCloud, e OneDrive).

publicidade

Sobre o roubo do smartphone, é importante informar o seguinte: o WhatsApp não pode ajudá-lo a rastrear o seu telefone. Ademais, caso a conta do WhatsApp tenha sido sincronizada em um computador (WhatsApp Web), ela permanecerá ativa mesmo que o chip do smartphone tenha sido bloqueado. É indicado que ao realizar o login em um novo celular, você acesse as configurações para verificar se há algum PC ou demais dispositivos conectados à sua conta; se sim, basta clicar neles e excluí-los.

Com informações: WhatsApp.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!