A Meta lançou nesta terça-feira (11) sua nova ferramenta de pagamentos para empreendedores no Brasil. A novidade funciona por meio do WhatsApp e permite que os usuários façam pagamentos pelo aplicativo usando cartões de crédito e débito das bandeiras Mastercard e Visa, informa o comunicado da empresa.

A ferramenta estará disponível primeiro para lojistas que utilizam o WhatsApp Business. Grandes empresas vão poder aproveitar o recurso no futuro, acrescenta a Meta. O serviço será oferecido em parceria com gigantes do ramo de pagamentos, incluindo o Mercado Livre, Mercado Pago, Itaú, Rede e Cielo.

Leia mais:

Brasil é o primeiro a receber a ferramenta

Vale ressaltar que a Meta escolheu o Brasil para estrear o serviço voltado para pequenas e médias empresas usando a versão gratuita do WhatsApp Business. Na Índia, o maior mercado do WhatsApp, os usuários também podem fazer pagamentos no meio corporativo, no entanto, apenas usando a API paga do mensageiro.

publicidade
A transferência entre pessoas físicas (à esquerda) já estava liberada desde 2021. Agora também será possível fazer pagamentos pelo WhatsApp (à direita). Imagem: WhatsApp/Divulgação

O anúncio também ocorre pouco mais de um mês após o Banco Central (BC) aprovar oficialmente o recurso, depois de quase três anos de embate regulatório. As autoridades temiam que o serviço pudesse afetar de alguma forma a concorrência no setor de pagamentos, a eficiência e a privacidade dos usuários.

Vale lembrar que usuários comuns do WhatsApp já podem fazer transferências de valores pelo aplicativo desde 2021 no Brasil.

Ainda não sabe como usar o WhatsApp Pay? Aprenda como configurar seu cartão no recurso aqui e a transferir dinheiro pelo aplicativo aqui.

Imagem principal: rafapress/Shutterstock

Com informações da Reuters

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!