Os nomes de monitores de vídeo e TVs sempre são cheios de códigos. E esse monitor de 32 polegadas da Samsung leva o codinome de C32F391FWL. Tudo isso é para o controle de fabricação e da empresa, para saber quais peças são usadas. E para nós, consumidores finais, podemos chamá-lo apenas de C32F, que pode ser uma ótima opção para ambientes corporativos. 

Ele traz uma tela curva de 32 polegadas com raio de 1800R. Sua resolução máxima é de 1920 x 1080 pixels (full HD) e seu foco é o público que está procurando algo mais do que apenas um monitor comum full HD. Acompanhe o nosso review para saber tudo sobre ele.

publicidade

Monitor curvo Samsung C32F: design e acabamento

O raio de curvatura em um monitor grande como esse (32 polegadas) é bem vindo. Porque ao olhar para as bordas esquerda e direita os LEDs continuam alinhados com a visão, como mostra a figura exemplo abaixo.

Reprodução

publicidade

As TVs curvas não funcionam muito para isso, porque sentamos longe. Mas no caso de monitores, a curvatura funciona muito bem para a imagem e caracteres não perderem a definição por causa do ângulo que olhamos.

O design não poderia ser mais simples: bordas não são as mais finas do mercado, mas as curvas sem emendas e a parte de trás totalmente sem relevo o deixam com uma aparência muito elegante. A cor branca, também presente na base, tornam ainda mais sua presença bastante sutil.

publicidade

Reprodução

Seguindo a tradição da Samsung, o único botão fica na parte de trás e também é um pequeno joystick. Ao pressioná-lo, ligamos o monitor, movendo o botão para nas quatro direções, acionamos o menu e navegamos entre as opções. Esse tipo de botão foi uma ótima ideia porque deixa o monitor livre de muitos contatos eletrônicos e, apenas por ele, conseguimos alterar e chegar a qualquer função facilmente.

publicidade

A base é redonda e tem ajuste de inclinação para o monitor (22 graus para trás e 2 graus para frente). Não há ajuste de altura e também nem para girar para os lados. O ajuste de altura seria bem vindo, já que nem sempre virar o monitor para trás é uma boa opção para algumas pessoas.

Reprodução

A largura do monitor  é de 72,1 cm e altura é de 42,8 cm. Contando com a base, a altura é de 52,5 cm. A área útil da tela é de 698.40 x 392.85 milímetros.

E vale dizer que a parte traseira vem com os furos para quem quiser usar um suporte para pendurar na parede. O Suporte não acompanha o produto.

Monitor curvo Samsung C32F: desempenho

Para trabalhar, esse monitor oferece muito conforto pelo tamanho. É possível espalhar umas 4 janelas de aplicações pela tela e ainda ter uma visualização confortável. Para ter mais conforto em visualizar os caracteres bem desenhados na tela, os ajustes no menu ajudaram muito.

Reprodução

A função Magic Bright, tecnologia da Samsung, tem 3 opções para ajustar brilho e contraste. E ainda há o modo pessoal para customização pelo usuário. O brilho máximo é de 250 cd/m², que não é mais comum utilizado no mercado e é mais do que suficiente para todo tipo de aplicação.

O painel usa a tecnologia de LED VA, em que os leds estão alinhados na vertical. É uma tecnologia madura, funciona bem, mas não é nada de outro mundo. Para assistir filmes, a melhor opção foi ficar mais distante da tela. Mesmo assim, percebi rastros em cenas de ação.

Reprodução

O maior problema é que em um tela grande de 32 polegadas (grande para um monitor), ficamos muito próximos da tela. E com a resolução full HD, é possível enxergar os pixels e ver os caracteres serrilhados.

O mesmo acontece com jogos. Além disso, não há nada de especial para jogos. Isso porque as especificações técnicas desse monitor não são nada fora do comum: taxa de atualização de 60 Hz e tempo de resposta de 4 milissegundos.

As cores agradaram muito. Não há modo HDR, mas mesmo assim gostei do equilíbrio entre brilho e contraste, graças a função Magic Bright. É preciso ajustar no menu a melhor opção para cada conteúdo. Mas vale a pena quando vemos as imagens com cores vibrantes. O consumo é baixo, apenas 35 watts no máximo.

Monitor curvo Samsung C32F: conclusão

O monitor CF32391 não é um monitor excepcional na parte técnica. Para trabalho de escritório, ele oferece uma ótima área para multitarefa e a um preço interessante para um monitor de 32 polegadas full HD. Até a data de publicação desse review, o preço médio encontrado nas lojas online foi de R$ 1.600.

Claro que é possível assistir a vídeos do Youtube e Netflix com qualidade, mas pessoas exigentes podem não gostar dos rastros na imagem, devido a taxa de frequência de atualização da tela e tempo de resposta de 4 milissegundos. O mesmo vale para aficionados em jogos: é possível jogar para se divertir, mas não é um monitor para quem joga profissionalmente, pelos mesmos motivos técnicos.

Enfim, a relação entre custo e benefício vale muito para trabalhos de escritório, onde as aplicações podem ser espalhadas pela tela de 32 polegadas e ainda terem uma boa área para trabalhar.

Ficou interessado no produto? O aparelho avaliado nesse texto pode ser comprado na loja virtual do Olhar Digital, desenvolvida em parceria com o Magazine Luiza. Embora o Olhar Digital possa receber uma comissão nas vendas da loja virtual, a parceria com o Magazine Luiza não tem influência alguma sobre o conteúdo editorial publicado. Além disso, a disponibilidade do produto e o preço cobrado são de responsabilidade do Magazine Luiza.