Lançado há algumas semanas no Brasil, o Samsung Galaxy A05s não é exatamente um celular de destaque: ele não usa nenhuma tecnologia inovadora, não tem recursos integrados de inteligência artificial, não conta com uma câmera ultra-potente, e não tem um processador de ponta. Mas ele não tem nenhuma pretensão de ser isso: na verdade, ele foi feito para ser básico. E, nisso, ele é bastante competente.

O Olhar Digital testou uma unidade do novo dispositivo da Samsung durante alguns dias. E podemos confirmar: ele pode não se destacar em nada, mas faz (quase) tudo o que se propõe com bastante competência. Confira abaixo nossa análise e saiba de vale a pena comprar um Galaxy A05s:

publicidade

Leia mais:

Tela e desempenho

Tela

publicidade

A tela tem 6,7 polegadas com tecnologia LCD e resolução 1080×2400 pixels (proporção 20:9). É um display de qualidade aceitável para o aparelho básico, e, mesmo que sob o Sol talvez fique um pouco difícil enxergar algumas coisas, ele no geral entrega boas imagens. Novamente, é importante destacar que, dentro do que o aparelho se propõe a fazer, uma tela dessas acaba sendo suficientemente boa — não é excelente, não é brilhante, mas cumpre o papel.

Processador e desempenho

publicidade

O processador é um Qualcomm Snapdragon 680 octa-core em conjunto com 6 GB de RAM, o que, novamente, é bom o suficiente. Talvez essa seja a principal característica do Galaxy A05s, aliás: ele é competente no que se propõe, mas não se destaca.

Samsung Galaxy A05s
Foto: Daniel Junqueira/Olhar Digital

Para uso diário envolvendo mensageiros, redes sociais, navegação na web, entre outras coisas, ele se sai bem. No entanto, é fácil se deparar com engasgos — senti isso principalmente na câmera (falaremos mais adiante) — e em algumas tentativas de trocar de aplicativo.

publicidade

O sistema operacional embarcado é o Android 13 com a One UI 5.1 da Samsung — mas a Samsung já começou a liberar a One UI 6 baseada no Android 14 para o dispositivo, o que garante que ele tenha um software atualizado.

Bateria e carregamento

Com 5.000 mAh de bateria, é de se esperar que o Galaxy A05s aguente um tempo considerável fora da tomada, e é exatamente isso o que ele faz: você não precisa se preocupar o tempo inteiro com o nível da bateria e provavelmente, ao chegar em casa no fim do dia, ainda vai ter um restinho de bateria disponível.

Galaxy A05s. Imagem: Daniel Junqueira/Olhar Digital

O A05s tem suporte a recarga rápida a 25W, o que ajuda bastante, mas o carregador de tomada que acompanha o aparelho não tem essa capacidade. O aparelho também não tem suporte a recarga sem fio.

Outros recursos

Recursos como leitor de digitais (posicionado no botão lateral para ligar a tela), entrada para cartão micro SD, conector de fone de ouvido e suporte a dois chips SIM são bem-vindos. Mas o Galaxy A05s ainda é um smartphone apenas 5G, o que é uma pena — ele seria mais atrativo com suporte à quinta geração de internet móvel, algo que já deveria começar a ser mais comum em aparelhos básicos.

Samsung Galaxy A05s. Imagem: Daniel Junqueira/Olhar Digital

Câmera

Na traseira, um conjunto triplo de sensores liderado por um principal com 50 MP e dois auxiliares de 2 MP (um macro e um de profundidade). Na parte frontal, uma câmera de 13 MP pode ser usada para selfies e videochamadas.

A qualidade das imagens é suficientemente boa — novamente, considerando ser um aparelho básico, não dá para exigir que a câmera seja comparável a um Galaxy S24 Ultra, por exemplo. Ainda assim, para fotografias diárias, vídeos para redes sociais e outras coisas do tipo, o Galaxy A05s é competente, tanto nas câmeras traseiras quanto na frontal.

É importante ressaltar algumas dificuldades que eu encontrei ao usar o aparelho: ativar o modo Retrato com a câmera frontal exige bastante do software da câmera, que engasga bastante ao tentar simular o efeito de fundo desfocado na tela do aparelho. O resultado final é bom, mas o processo até chegar nele pode ser um pouco frustrante.

Tirar fotos com o A05s é uma tarefa lenta, já que o aparelho demora alguns segundos entre o momento em que você pressiona o botão para capturar e todo o processamento de imagem antes dela ser exibida. Não espere tirar fotos e fotos em sequência — o A05s vai ter alguma dificuldade com isso.

Mas, novamente, a qualidade das imagens é boa o suficiente para um aparelho nessa faixa de preço. Confira abaixo algumas fotos que tirei com o aparelho:

Imagens capturadas pelo Samsung Galaxy A05s. Foto: Daniel Junqueira/Olhar Digital
Foto com modo Retrato da câmera frontal do Samsung Galaxy A05s. Foto: Daniel Junqueira/Olhar Digital
Foto noturna pelo Samsung Galaxy A05s. Foto: Daniel Junqueira/Olhar Digital
Imagens capturadas pelo Samsung Galaxy A05s. Foto: Daniel Junqueira/Olhar Digital

Conclusão

Um aparelho competente em tudo o que se propõe, o Galaxy A05s é uma boa opção para quem busca um bom smartphone barato. Ele tem alguns probleminhas de desempenho, especialmente quando a câmera está sendo usada, e também podia vir já com suporte a 5G, mas ainda assim ele consegue entregar uma experiência suficientemente boa para quem quer o básico — navegar na web, postar em redes sociais, acessar serviços de streaming e muito mais.

O Galaxy A05s está à venda com preço sugerido de R$ 999 e já está à venda nas principais redes de varejo e na loja oficial da Samsung.