A maioria dos smartphones contam com widgets de previsão do tempo, que mostram a temperatura estimada de uma região específica. Mas, e se, por exemplo, você quiser saber a temperatura do seu quarto? Daí, você pode usar seu celular Android como termômetro.

Graças às lojas de aplicativos, você também pode encontrar recursos que transformam seu celular em um termômetro, igual a um dispositivo dedicado para medir a temperatura de um ambiente.

Confira aplicativos para usar o celular de termômetro e descobrir quão gelado ou quente está por aí…

Importante!

publicidade

Para um melhor funcionamento dos aplicativos listados abaixo é recomendado deixar o celular em uma superfície plana (como uma mesa), além de fechar outros programas abertos no celular. Em alguns casos, pode levar até alguns segundos para o termômetro do celular exibir a temperatura correta de seu ambiente.

Os melhores aplicativos para medir a temperatura de um ambiente com o Android

A lista elaborada a seguir traz apenas os melhores aplicativos para esta função, sendo que todos eles acabam tendo um funcionamento bem similar. Confira.

Termômetro Eletrônico: temperatura externa & interna

A primeira opção de aplicativo desta lista fica para o aplicativo “Termômetro Eletrônico: temperatura externa & interna”, que praticamente não requer configurações para funcionar. Basta permitir o acesso à localização do dispositivo.

A temperatura interna aparece em verde água (Indoor) e a tempera externa aparece em laranja (Outdoor). Para alternar entre os modos, clique no botão inferior:

Tela do aplicativo Termômetro Eletrônico: temperatura externa & interna
Imagem: Reprodução

Você também pode calibrar o termômetro para medir a temperatura interna. Para isso, você precisará de outro termômetro que indique com precisão a temperatura interna e adicionar o valor de diferença ao aplicativo.

Caso seja a primeira vez que estiver acessando, ele irá alertá-lo de que o aplicativo utiliza o sensor de temperatura do telefone. Quando o dispositivo não o tiver, será utilizado o sensor da parte eletrônica (por exemplo, a bateria do telefone). No entanto, nesse caso, a precisão da medição fica comprometida.

Para contornar o problema, o desenvolvedor sugere que você fique sem mexer no telefone durante 1h. Por isso, o melhor momento para medir a temperatura seria logo ao acordar, visto que o aparelho teria passado uma noite inteira sem ter sido usado.

Termômetro

O app Termômetro da Mobital possui um visual bem simples. Com ele, será possível medir a temperatura interna e externa do ambiente, além de umidade, sensação térmica, velocidade do vento e temperatura da bateria.

Tela de abertura do aplicativo Termômetro
Imagem: Reprodução

Ao clicar no símbolo de quadrado com uma seta, você acessa a previsão do tempo diária e horária de onde quiser.

Leia também:

Termômetro

Já a última opção desta lista é o aplicativo Termômetro da intelligent system. É um aplicativo mais simples desta lista. Ao abrir o “Termômetro” pela primeira vez, ele lhe solicitará o acesso a sua localização e, desta forma, ele passa a lhe exibir a temperatura do ambiente e de fora dele.

Termômetro da intelligent system
Imagem: Reprodução

Pronto! Agora você sabe como transformar seu Android em termômetro

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!