Siga o Olhar Digital no Google Discover
A história de violações de privacidade dos usuários do Facebook ganhou mais um capítulo. De acordo com a matéria do jornal The Wall Street Journal, publicada nesta sexta-feira (12), a rede social tenta um acordo de US$ 5 bilhões (algo em torno de 20 bilhões de reais) com a FTC (Federal Trade Commission).
Ofertas
Por: R$ 112,40
Por: R$ 2.288,93
Por: R$ 8,28
Por: R$ 1.998,89
Por: R$ 2.498,89
Por: R$ 491,92
Por: R$ 129,90
Por: R$ 412,69
Por: R$ 593,00
Por: R$ 3.598,94
Por: R$ 499,00
Por: R$ 369,00
Por: R$ 1.616,02
Por: R$ 179,90
Por: R$ 3.099,00
Por: R$ 199,00
Por: R$ 166,19
Por: R$ 399,00
Por: R$ 132,00
Por: R$ 505,00
Esta semana, a FTC votou o documento com três comissários republicanos decidindo a favor e dois comissários contra. Agora, ele foi transferido para a divisão civil do Departamento de Justiça para análise, mas ainda não está claro quanto tempo o veredito levará. Além da multa, não se sabe o que o acordo exigirá do Facebook.
Em abril, a plataforma anunciou que separou US$ 3 bilhões como parte do valor esperado da penalização. O acordo, cujos detalhes foram divulgados pela primeira vez pelo The Washington Post em fevereiro, deve se referir principalmente ao escândalo de vazamento de dados de Cambridge Analytica, de 2018, bem como a série aparentemente interminável de brechas e vazamentos subsequentes que perseguem o Facebook desde então.
Em seu mais recente relatório trimestral de resultados, o Facebook registrou US$ 15,1 bilhões em vendas, 26% acima do ano anterior. Na época, US$ 3 bilhões representavam cerca de 6% do caixa e dos títulos negociáveis que a rede tinha disponível.
Se o acordo for aprovado, a multa será a maior da história da FTC (o recorde atual é do Google, em 2012, cerca de US$ 22,5 milhões). Ao mesmo tempo, uma perda de US$ 5 bilhões provavelmente não terá grande impacto para o site, que registrou lucros recordes este ano.
Fonte: The Verge