Já estamos na segunda metade do ano, e quem está procurando um novo smartphone já está começando a estudar o mercado para saber qual é a melhor opção. No entanto, se você não precisa de um novo smartphone com urgência, este é o momento de exercitar a paciência e guardar seu dinheirinho, porque este é um dos piores momentos do ano para se comprar um novo smartphone.

Esse período do ano, entre o final de julho e outubro, é recheado de lançamentos de peso. E ainda que para a maioria não valha a pena comprar um celular de última geração, porque os dispositivos são caríssimos perto do lançamento, o fato é que novos produtos também causam um impacto importante no mercado de aparelhos antigos.

publicidade

No fim das contas, quem puder esperar um ou dois meses pode comprar o mesmo celular por um preço consideravelmente mais barato, ou então um dispositivo mais novo por um valor similar ao qual você pagaria por outro que rapidamente se tornaria obsoleto.

Novidades da Samsung

publicidade

No dia 7 de agosto, a Samsung tem um grande evento marcado para o anúncio do Galaxy Note 10, sobre o qual já se sabe praticamente tudo, menos o preço de lançamento. Neste ano, devem ser duas versões: o Note 10 padrão e o Note 10 Plus.

Galaxy Note 10

publicidade
  • Tela: 6,3 polegadas Infinity-O AMOLED
  • Processador e memória: Snapdragon 855+/Exynos9825 (dependendo da região) e 8GB de RAM
  • Armazenamento: 256GB
  • Câmera: 12MP + 16MP + 12MP
  • Bateria: 3600 mAh com carregamento de 45W

Galaxy Note 10 Plus

  • Tela: 6,8 polegadas Infinity-O AMOLED
  • Processador e memória: Snapdragon 855+/Exynos9825 (dependendo da região) e 8GB de RAM
  • Armazenamento: 256GB
  • Câmera: 12MP + 16MP + 12MP + sensor de profundidade
  • Bateria: 4300 mAh com carregamento de 45W

O Galaxy Note 10 deve ter um impacto imediato no preço do Galaxy Note 9 no Brasil, então aguardar a apresentação do 10 pode poupar um bom dinheiro se você está de olho em um smartphone da Samsung. Isso se aplica não só à família Note, mas também deve ter impacto no preço da linha S, também, como o Galaxy S10 e o S9, que são excelentes celulares até hoje.

publicidade

Novo iPhone também está a caminho

Da mesma forma, em setembro temos apresentação de novos iPhones. A Apple tem um calendário rigorosíssimo, neste sentido: início de setembro é sinônimo de apresentação de iPhone.

Ainda que o preço do iPhone 11 (ou XI?) e suas variantes de 2019 possam ser proibitivos, eles terão impacto sobre o preço do iPhone XS, do XS Max e do XR, tornando-os mais acessíveis. Tradicionalmente, os aparelhos costumam chegar às lojas brasileiras entre o final de outubro e o início de novembro.

O iPhone 11 deve trazer o renovado processador A13, desenvolvido pela própria Apple, e deve trazer como grande diferencial em relação à geração passada uma configuração de câmera traseira com três lentes, que tem um impacto direto no design da traseira do dispositivo, que contará com um quadrado preto pouco discreto.

Outros aparelhos estão chegando

Nos próximos meses, poderemos ver novos lançamentos da Motorola, como o especulado Motorola One Action, que já está até mesmo homologado na Anatel, o que indica que sua apresentação e comercialização no Brasil é iminente.

O One Action terá bastante em comum com o One Vision, lançado no início do ano. O design será similar, com o furo na tela e display com proporção 21:9. As especificações divulgadas também se assemelham muito ao Moto One Vision: o aparelho possui um processador Samsung Exynos 9609, uma tela de 6,3 polegadas Full HD, memória RAM de 4GB, armazenamento de 128GB e NFC, e sai de fábrica rodando o Android 9 Pie. Segundo rumores o dispositivo terá uma bateria de 3.500mAh, câmera frontal de 12,6MP e uma configuração de câmera traseira tripla – o que o diferencia do One Vision, que possui apenas duas.

Durante a Eletrolar, os representantes da Xiaomi no Brasil também confirmaram que novos aparelhos estão chegando ao país. O Mi 9T ainda não tem preço ou data de lançamento, mas a empresa já deu entrada na solicitação de homologação, o que indica que sua chegada está próxima. O dispositivo, que em algumas regiões é chamdo de Redmi K20, conta com chipset Snapdragon 730, 6 GB de memória RAM,  três câmeras na traseira e uma lente popup para selfies, e bateria de 4.000 mAh.

Para quem está no pique da importação, também vale a pena esperar um pouco por outubro, quando o Google apresentará ao mundo o Pixel 4, que deverá abandonar o infame entalhe que fez muito mal ao visual do Pixel 3 XL no ano passado. O dispositivo também deve contar com um processador Snapdragon 855 e 6 GB de memória RAM, marcando o primeiro aumento de memória da linha desde sua apresentação em 2016. O aparelho também deve seguir a tendência de uma configuração de múltiplas câmeras na traseira pela primeira vez.

Não vale para todas as marcas

Neste momento, o mercado está recompensando a paciência, mas nem todas as marcas. A LG acaba de lançar o G8s ThinQ no Brasil, o que significa que o efeito cascata sobre os outros produtos mais antigos da empresa já começou. Portanto, se você está de olho em um celular da LG, o momento é agora.