Nesta quarta-feira (31), a Samsung inicia as vendas do aspirador-robô POWERbot VR7200. O utensílio faz parte da linha de eletrodomésticos inteligentes da companhia e custa R$ 4.999.

Aspiradores-robôs não são novidade no mercado brasileiro, mas segundo a companhia, o VRT200 possui funções diferenciadas, como entender português, a capacidade de destruir pelos e cabelos para facilitar a limpeza e dimensões que facilitam o trabalho autônomo do aparelho – 97mm de altura e uma escova com 278mm de largura.  

O produto conta com uma câmera para mapear o ambiente e traçar rotas para limpeza do cômodo de forma autônoma. De acordo com a Samsung, os dados coletados por essa câmera não são compartilhados e nem salvos na nuvem – no máximo, geram gráficos de deslocamento disponíveis no aplicativo da própria marca.

Reprodução

publicidade

O POWERbot possui quatro sensores que evitam que o robô bata em objetos pelo caminho e uma fita magnética para delimitar as áreas de percurso e evitar que ele caia em uma escada ou entre no box do banheiro, já que não é à prova d’água, por exemplo.

Se o usuário desejar limpar apenas uma área específica, é possível usar o laser do controle remoto do produto. Basta apontar para a região desejada que o dispositivo será guiado imediatamente. 

Reprodução

A empresa garante que o aparelho é capaz de limpar todos os cantos da casa, graças ao seu formato reto e à pá que arrasta sujeiras mais encostadas na parede. Além disso, ele possui um método para se livrar de cabelos e pelos de animais.

“As escovas jogam o cabelo para o centro e depois destroem o cabelo. Cabelo é um dos grandes problemas de aspirador-robô em geral, ele começa a girar e às vezes trava o produto”, explica Rafael Garcia, gerente de produtos da Samsung.

O robô ainda identifica o tipo de piso e ajusta a potência do aparelho – são três (silencioso, normal e turbo). Enquanto suga o ar do chão, um algoritmo consegue entender se o chão é duro e exige uma potência menor, mas se for carpete ou tapete, a sucção será maior. 

Programação com app e linguagem

Reprodução

O lançamento pode ser pareado com o aplicativo SmartThings, que controla os eletrodomésticos tecnológicos da empresa. Através dele, o usuário pode programar limpezas, “dirigir” o robô como se fosse um carrinho de controle remoto e também verificar relatórios de limpezas, como gráficos do caminho percorrido.

Carregamento

O aspirador conta com três autonomias diferentes de bateria: 60 minutos no modo turbo, 75 minutos no modo normal e 90 minutos no modo silencioso. E ao perceber que a bateria está no fim, o objeto retorna automaticamente para a base. A carga total leva duas horas e 40 minutos.

Fonte: Uol