Em abril deste ano, a Samsung anunciou o fim da sua linha J de smartphones, que possuía aparelhos de entrada e intermediários premium, integrando eles a família Galaxy A. Desta forma, a empresa anunciou a entrada de 6 aparelhos para serem lançados ainda no ano de 2019.

Um deles que chamou bastante atenção foi o A80, um aparelho intermediário premium com a inovadora câmera flip, ou seja, você tem apenas uma câmera para o aparelho que é frontal e traseira ao mesmo tempo. O Olhar Digital teve a oportunidade de testar uma unidade do Galaxy A80 e conta a seguir o que achou dele.

Design e tela

O Galaxy A80 em uma primeira impressão pode parecer um aparelho grande, mas a verdade é que a Samsung acertou em cheio no aproveitamento de espaço para a sua tela. Devido ao fato do smartphone não ter uma câmera frontal dedicada, é impossível não notar como o display do A80 é grande e tem bordas mínimas, dando a impressão de ele ser maior do que parece.

Desta forma, a Samsung coloca aqui uma tela Super AMOLED de 6,7 polegadas com a resolução de 2400 x 1080 pixels e proporção 20:9. Esta resolução acaba sendo um pouco menor do que a adotada para a sua linha premium do Galaxy S, que tem um tamanho de tela parecido, mas isso não prejudica a exibição dos itens, deixando o A80 com uma boa nitidez e uma imagem excelente.

publicidade

Reprodução

Aliás, vale ressaltar, o display do Galaxy A80 foi um dos melhores testados pelo Olhar Digital recentemente. Até mesmo aquele aspecto de cores saturadas, visto em outros aparelhos da Samsung, aqui está diminuído. Entretanto, é preciso um aviso: assim como ocorre em outros smartphones que prezem por bordas mínimas e arredondadas, um canto bem pequeno da tela acaba tendo o seu conteúdo cortado por elas.

Já para a questão de acabamento, o Galaxy A80 possui vidro em sua parte frontal e traseira, sendo a parte da frente protegida pelo Gorilla Glass 3 e a parte de trás protegida pelo Gorilla Glass 6. Já o meio do aparelho, o seu corpo, é claro, continua com o tradicional alumínio. Assim como outros aparelhos que optam por um acabamento todo feito em vidro, o Galaxy A80 acaba sofrendo bastante com as marcas de dedos em sua parte traseira.

Reprodução

Ainda para a questão do corpo do aparelho, é impossível não notar que a Samsung fez algumas mudanças, como a remoção de uma entrada P2 para fone de ouvidos, que pode não agradar muita gente. Já para o lado positivo, fica a remoção do botão do Bixby, que estava presente nos últimos aparelhos da marca e chamava constantemente o assistente virtual da Samsung por engano quando não configurado.

Reprodução

Desempenho e bateria

O Galaxy A80 traz em suas especificações um processador Octa-Core Snapdragon 730, GPU Adreno 618, 8 GB de memória RAM e 128 GB de espaço para armazenamento sem a opção de expansão com cartões microSD. Com esta configuração, o aparelho da Samsung consegue se sair bem para executar qualquer aplicativo da Google Play sem grandes dificuldades.

Se o seu interesse acaba sendo em jogos, o Galaxy A80 até cumpre o seu papel, mas sem impressionar. Por exemplo, com ele, você consegue rodar até o Fortnite, mas os gráficos só podem ficar configurados no médio e alguns gargalos na taxa de quadro devem ser notados. Já outros games mais simples, como o Brawl Stars, por exemplo, rodam sem qualquer tipo de problema.

A bateria do aparelho é de 3.700 mAh, um número que até pode não impressionar, mas é mais do que o suficiente para este conjunto. Ao testar o aparelho, ao final dos dias que estive com ele, a sua bateria nunca ficou abaixo dos 15%, isto utilizando-o para rodar aplicativos, jogos e a Netflix durantes horas constantes.

Não apenas isto, também é preciso ressaltar que o aparelho conta com o sistema de carregamento rápido. O que na prática, consegue dar uma carga completa na sua bateria em torno de uma hora e dez minutos, isso quando ela está zerada.

Algo também a ser notado, é que o carregador incluso no kit do Galaxy A80 utiliza um cabo que tem as duas pontas USB tipo C. Na prática, ele até pode ser utilizado com um carregador normal (com porta USB), mas isto pode acabar lhe trazendo um problema quando você não tiver um cabo deste tipo (Tipo C para USB) em mãos. Além disto, para conectá-lo ao PC, com o este cabo que vem em seu conjunto, o seu PC precisa obrigatoriamente de uma porta USB tipo C, que apesar de estar se popularizando, ainda não marca presença em muitos computadores.

Software

Assim como tem feito em outros aparelhos, para o Galaxy A80, a Samsung optou por deixá-lo com a interface do One UI, sendo que o Android vem na versão Pie. O resultado, é claro, fica por conta de uma interface quase pura do sistema da Google.

Um ponto positivo e que precisa ser ressaltado aqui, é que diferente do que ocorreu com seus últimos aparelhos, a Samsung deixou a assistente virtual Bixby menos intrusiva. Ela ainda está ali presente no sistema, mas você não recebe mais notificações a todo instante pedindo para configurá-la ou completar uma ação com ela.

Já na questão de aplicativos pré-instalados, a Samsung continua mantendo apenas os seus apps padrões. A maioria deles, felizmente, acabam sendo bem úteis como o gravador de voz, um gerenciador de arquivos e até uma ferramenta para tirar medidas usando a realidade virtual aumentada com sua câmera.

Câmera

Como não poderia deixar de ser diferente, por ser o primeiro aparelho da marca a ter uma câmera Flip, este é o grande chamativo do celular. Entretanto, mesmo ele sendo o ponto principal do Galaxy A80, existem algumas ressalvas a serem feitas.

Reprodução

O aparelho conta com duas lentes, sendo a primeira wide de 48 megapixels com abertura de f/2.0 e a segunda ultrawide de 8 megapixels, além de um sensor Time of Flight para detectar informações de profundidade. Como era de se esperar destas lentes, o Galaxy A80 traz um resultado bem eficiente em fotos que o ambiente seja bem iluminado, conseguindo um bom equilíbrio de alta resolução e detalhes. Na imagem abaixo, por exemplo, você vê o resultado tirado de uma foto com ele em seu modo normal.

Reprodução

Além dos filtros tradicionais de qualquer aparelho Android, o Galaxy A80 também conta com a maioria dos modos de fotografias vistos em aparelhos top de linha da Samsung. Por exemplo, um deles, é o foco dinâmico, que traz o modo retrato para fotos e vídeos, também com um bom resultado. Isso sem esquecer de suas fotos panorâmicas, que tem um campo de visão bem generoso.

Reprodução

Como foi dito acima, o Galaxy A80 também traz alguns recursos, que antes eram mais vistos apenas nos aparelhos top de linha da Samsung. Um deles, por exemplo, é o Super Slow-mo, que apesar de cumprir bem o seu serviço, lhe dá um tempo extremamente limitado para realizar uma ação, sendo as vezes complicado capturar o que deseja.

Já um dos modos mais populares do momento, o Noturno, acaba sendo a grande decepção do A80. Se você vai utilizá-lo para tirar uma foto de uma paisagem ou local, você até consegue um resultado aceitável, mas com cores que não são muito fiéis a realidade. Entretanto, se você planeja aparecer na foto, o modo noturno não servirá para você. Abaixo, você confere a foto de um mesmo local com e sem a presença de uma pessoa para entender melhor como ele acaba não otimizando a detecção de alguns elementos.

Reprodução

Reprodução

Na última imagem acima, você vê o resultado do modo noturno com uma pessoa em foco. Neste caso, eu estava com uma camisa vermelha e apesar de ser a noite, o local até possuía certa iluminação, mas note que o Galaxy A80 só foca o céu e o local ao redor, fazendo com que pessoas praticamente não apareçam nas fotos. Outros testes foram realizados também em diferentes ângulos e até locais, mas o resultado acabou sendo o mesmo, entretanto, esse parece ser um problema que esperamos que possa ser corrigido com uma atualização via software, já que as lentes do aparelho podem trazer um bom resultado para estas condições, ao menos de acordo com suas especificações.

Os vídeos gravados com aparelho também seguem o mesmo padrão de qualidade visto nas fotos e ainda contam com uma ótima estabilização eletrônica, fazendo com que eles não saiam tremidas.
Agora, se o seu interesse é em selfies, você gostará de saber que o Galaxy A80, graças a sua câmera “flip”, consegue entregar um ótimo resultado, mantendo a mesma qualidade vista acima. Inclusive, por utilizar a mesma lente e câmera, o Galaxy A80 consegue gravar vídeos e tirar fotos em 4K mesmo em selfies, algo raro em aparelhos.

Reprodução

Um ponto positivo a ser ressaltado é que a Samsung se antecipou para prevenir acidentes. Isto é, uma vez que o celular esteja com a câmera saltada e detecte que está caindo, ele automaticamente retrai a sua câmera para dentro, evitando que ela seja quebrada.

Por fim, em relação a câmera, é preciso dizer que faltou um pouco de capricho da Samsung em outros pontos, como no software da câmera. Apesar dos elogios feitos as selfies, que saem com bastante qualidade, é impossível não notar a ausência de modos disponíveis para selfies.

Por exemplo, se o aparelho tem um modo noturno e panorâmico, não existe razão para estes modos estarem indisponíveis quando a câmera fica na parte frontal. A câmera é a mesma e o grande diferencial do A80, seria justamente ter todas as opções de câmera disponíveis, independente dela estar sendo usada como uma câmera frontal ou traseira.

Preço e disponibilidade

O Galaxy A80 já está disponível para venda no Brasil, sendo que ele foi lançado no dia 5 de agosto de 2019. O seu preço sugerido é de R$3.499,00, mas o aparelho já pode ser encontrado a preços menores, como na loja virtual do Olhar Digital, desenvolvida em parceria com o Magazine Luiza, onde o aparelho sai por R$3.144,60 no pagamento à vista*.

Conclusão

O Galaxy A80 demonstra ser um dos melhores aparelhos intermediário-premium, possuindo um ótimo desempenho, além de contar com uma boa câmera. Na questão de sistema, a Samsung mostrar que continua acertando com a One UI para trazer um Android quase puro aos seus usuários.

Já na questão da câmera, é difícil encontrar outro aparelho intermediário premium que consiga tirar fotos com a mesma qualidade. Entretanto, a ausência de alguns modos de foto para a câmera frontal decepciona. Assim, a parte realmente boa da câmera flip fica para conseguir tirar fotos e gravar vídeos de ótima qualidade e com uma resolução bem alta.

Desta forma, é possível afirmar que a Samsung fez um ótimo aparelho e que consegue realmente inovar com a sua câmera que gira. Apesar disto, ele ainda é um pouco caro por não se tratar de um aparelho top de linha, sem contar que algumas melhorias a mais em seu software seriam bem-vindas para poder usufruir ao máximo do diferencial do produto, que é a sua câmera.

*Ficou interessado no produto? O Galaxy A80 pode ser comprado na loja virtual do Olhar Digital, desenvolvida em parceria com o Magazine Luiza. Embora o Olhar Digital possa receber uma comissão nas vendas da loja virtual, a parceria com o Magazine Luiza não tem influência alguma sobre o conteúdo editorial publicado. Além disso, a disponibilidade do produto e o preço cobrado são de responsabilidade do Magazine Luiza.