A Sony é a mais recente empresa a mergulhar seus pés em música feita pela tecnologia de inteligência artificial. A empresa revelou nesta semana que seus pesquisadores criaram um modelo de aprendizado de máquina capaz de criar uma trilha de bateria. De acordo com a Sony, a inteligência artificial é capaz de construir padrões de bateria “musicalmente plausíveis” baseados em instrumentos existentes sendo usados na música.

A fim de treinar o sistema de inteligência artificial, os pesquisadores da empresa compilaram dados de 665 músicas diferentes de uma ampla gama de gêneros, incluindo pop, rock e eletrônica. Todas possuem instrumentos de ritmo, baixo, bumbo e caixas que estavam disponíveis em faixas separadas de áudio com amostragem a 44.1kHz. A partir dos sinais contextuais dessas faixas, os pesquisadores criaram batidas definindo amostras de bateria em todos os picos de amplitude.

O sistema condicionalmente gera os padrões com base nas características do material ao redor, independentemente do tempo da música e mudanças na velocidade ou duração.

A Sony não é a única empresa que brinca com música assistida por inteligência artificial. O Facebook utilizou a tecnologia para converter música de um gênero em vários outros estilos. O Google também experimentou a capacidade artística da tecnologia, construindo um projeto chamado Magenta que é responsável por gerar criações musicais e visuais. Outros conseguiram usar o aprendizado de máquina para criar riffs de guitarra sem fim e sons musicais completos, embora os resultados sejam bastante questionáveis em termos de qualidade.

publicidade

Via: Engadget