A Estação Espacial Internacional (ISS) estará visível a olho nu para os brasileiros na noite desta quarta-feira (11). Para poder ser vista sem a ajuda de equipamentos, uma boa condição climática e um céu escuro são necessários. A expectativa é que a ISS fique visível das 18h27 às 18h34, na cidade de São Paulo.

Para ver a Estação, basta encontrar o ponto mais brilhante de todos no céu e, assim como para observar estrelas, um local distante da poluição da cidade deve ser mais apropriado. A ISS estará em seu momento de brilho máximo, o que a permite ser encontrada com facilidade.

publicidade

Outras cidades também poderão acompanhar a passagem da Estação pelo Brasil. Em Curitiba, a ISS estará visível entre 18h27 e 18h33. No Rio de Janeiro, o perído ideal é de 18h28 até 18h34. Vale lembrar que nenhum equipamento é necessário para enxergá-la, já que se trata de um ponto tão brilhante quanto uma estrela. No entanto, quem optar por binóculos poderá visualizar a ISS de forma mais nítida.

Se você quiser acompanhar a passagem da ISS mais claramente, há alguns aplicativos disponíveis para download na Google Play Store e na AppStore que podem ajudar, como o ISS Detector e Heavens Above. Os apps rastreiam a localização do seu celular e mapeiam o céu, mostrando assim todos objetos visíveis naquele momento.

publicidade

Via: Gazeta