As grandes fabricantes de televisões procuram cada vez mais inovar na tecnologia utilizada para oferecer uma qualidade de imagem melhor. Neste ano, a Samsung iniciou as vendas de sua primeira televisão com a resolução 8K. O Olhar Digital teve acesso a um destes aparelhos e lhe conta como ele se sai na prática.

A Smart TV Q900 da Samsung está disponível nos tamanhos de 65, 75 e 82 polegadas. O Olhar Digital teve o acesso ao modelo de 65 polegadas, que tem o seu acabamento feito na cor preto metálico. Assim como algumas outras Smart TVs da fabricante, a Q900 possui uma base separada de sua tela para as conexões, o que lhe faz ocupar um bom espaço.

publicidade

Já para a questão da televisão em si, mesmo ao ter uma base separada, ela acaba sendo grossa e não traz bordas finas, o que lhe deixa bem pesada. Em compensação, a base da TV fica com os seus dois pés centralizados e mantém o aparelho bem firme. Caso prefira, também existe a possibilidade de deixar o produto preso em um suporte na parede ou em um rack.

O controle remoto da TV tem um acabamento diferente, sendo bem bonito e feito de metal, contando com os botões clássicos, atalhos para a Netflix, Amazon Prime, navegador da Samsung e um útil botão para dar comandos de voz.

publicidade

Para a parte de sistema, a Samsung continua a adotar uma solução própria, que vem com alguns apps pré-instalados, sendo eles os serviços mais populares da atualidade como o YouTube, a Netflix, o Amazon Prime Video e outros. Entretanto, algo que continua a ser incômodo é a sugestão da TV para você utilizar uma conta da Samsung e ter acesso a mais benefícios, que na prática, não adicionam recursos úteis.

O navegador da televisão é bem similar ao Chrome de computadores e é rápido para fazer o carregamento de sites. O teclado virtual da televisão também é confortável e conta com uma ferramenta de transcrição de voz para texto, que funciona bem, inclusive com o suporte a português. Já os comandos de voz da televisão poderiam ser aprimorados, já que eles perdem bastante em funcionalidade quando comparados com uma Android TV com suporte ao Google Assistente. Assim, você pode pedir para que um aplicativo seja aberto ou fazer uma busca no navegador sem problemas, mas não conseguirá pedir que a Netflix seja aberta já em seu seriado favorito ou algo mais complexo.

publicidade

A assistente virtual da Samsung, a Bixby, também marca presença no aparelho, mas não vem ativada por padrão, já que ela não tem suporte ao idioma português e não lhe incomoda. Mais um recurso exclusivo da Samsung é o Smart Things, que lhe ajuda a controlar outros dispositivos inteligentes da marca.

Já para a parte mais negativa do produto, uma crítica ao sistema fica por conta do pequeno suporte aos codecs de vídeos em 8K. Em nossos testes, diversos vídeos do tipo foram baixados da internet, mas poucos deles rodaram, sem contar que o aplicativo padrão do YouTube só dá suporte até a resolução 4k. Por fim, na questão de funções, a TV também conta com o “Ambient Mode”, que deixa a tela do aparelho como um quadro ou com uma tela de descanso, tendo agora mais opções de imagens.

publicidade

Para o display da televisão, a Samsung volta a investir na tecnologia QLED, que promete um bom nível de brilho e uma vasta variação de cores. Juntando esta tecnologia do display e a nova resolução 8K, o resultado da imagem vista na TV impressiona pela nitidez e quantidade dos detalhes, aliados a um bom nível de brilho. Esta definição acaba sendo mantida, mesmo quando a imagem é vista bem de perto, algo que não ocorre em televisões de resoluções inferiores.

O único contra acaba sendo apenas para o nível de saturação elevado da TV, que faz com que alguns tons de cores fiquem muito fortes e incomodem. Mas, isto pode ser amenizado ao mexer nas configurações da imagem do aparelho.

Outro ponto positivo da Q900 fica para a sua tecnologia de upscale com Inteligência Artificial, que foi um dos melhores já vistos por aqui. Para conteúdos em 4K, a imagem fica praticamente perfeita, enquanto o tradicional Full HD fica um pouco desfocado, mas ainda oferece um resultado acima da média em comparação aos upscales que vemos em televisões 4K atuais. Já o som da televisão tem um volume bem alto e, mesmo quando está no máximo, não apresenta qualquer distorção ou estouro.

A televisão Q900 da Samsung realmente impressiona com a sua resolução 8K e um upscale praticamente impecável oferecendo a melhor imagem que vimos por aqui. O grande problema de hoje e que é visto neste aparelho fica por conta da falta de conteúdo em 8K disponível, uma vez que a maioria dos serviços de streaming de vídeo contam com alguns conteúdos específicos ainda em 4K. Outro agravante vai para o sistema da Samsung, que carece de um bom suporte a codecs para vídeos na resolução 8K. Esta Smart TV da Samsung pode ser adquirida no site oficial da marca pelo preço de 23 mil reais.

Ficou interessado no produto? O aparelho apresentado nesse texto pode ser comprado na loja virtual do Olhar Digital, desenvolvida em parceria com o Magazine Luiza. Embora o Olhar Digital possa receber uma comissão nas vendas da loja virtual, a parceria com o Magazine Luiza não tem influência alguma sobre o conteúdo editorial publicado. Além disso, a disponibilidade do produto e o preço cobrado são de responsabilidade do Magazine Luiza.