Saturno, com seus anéis, costuma ser objeto de curiosidade e, até, admiração. Uma nova imagem capturada pelo Hubble mostra o planeta tão nitidamente que ele nem parece real. A foto foi tirada em 20 de junho de 2019, quando Saturno estava a cerca de 1,36 bilhão Km da Terra — que foi quando ele esteve o mais próximo do nosso planeta.

A imagem é parte do programa Legado das Atmosferas dos Planetas Exteriores (Outer Planet Atmospheres Legacy – OPAL), cujo objetivo é coletar imagens dos planetas gasosos do sistema solar para compreender suas atmosferas. Essa é a segunda foto anual de Saturno como parte do OPAL. A foto, além de bonita, é científica.

Graças ao programa, sabe-se que a gigantesca tempestade hexagonal que ocorreu no polo norte do planeta desapareceu e que tormentas menores vêm e vão frequentemente. Além disso, há mudanças sutis, geralmente gelo feito de amônia no topo.

Reprodução

publicidade

A Nasa divulgou, ainda, um vídeo em time-lapse com as imagens de Saturno obtidas pelo Hubble. Nele, é possível ver parte das mais de 60 luas do planeta, enquanto elas orbitam ao seu redor. São 33 imagens de 19 e 20 de junho de 2019.

Via: Science Alert