Quando você pensa em um mouse para jogos, o que normalmente vem à sua mente? Geralmente pensamos em um mouse de grandes dimensões, design diferentão como um objeto do futuro que acabou de chegar de outro planeta.

Mas no caso do Razer Viper, ele pode passar facilmente como um mouse comum, não fosse o famoso logotipo da empresa que brilha em várias cores na parte de cima. A percepção foi a mesma no review do mouse logitech G403, que também apresenta design clean.

publicidade

Será uma tendência? Bom, parece que o mercado aponta para isso. Mas o importante é saber se o Razer Viper se sai bem em jogos. Então acompanhe o review para saber tudo sobre esse mouse.

O design do Razer Viper

O design minimalista desse mouse oferece vantagens que só um jogador sabe que precisa: velocidade e precisão. Eu gostei muito das curvas simples, que fornecem um encaixe muito confortável para as mãos. Além disso, ele não é tão alto quanto a maioria dos mouses gamers e isso foi bem legal para deixar a mão um pouco mais esticada. Assim, o conforto se estende para os dedos, dando mais segurança no momento do clique nos botões.

publicidade

O plástico da parte de cima usa um material poroso, bem sutil, o suficiente para a mão não escorregar. E nas laterais o material também é poroso, porém, é emborrachado, o que oferece mais firmeza ainda para o polegar.

Reprodução

publicidade

Um detalhe a destacar é que o Razer Viper é simétrico em sua forma, com dois botões adicionais do lado esquerdo e também mais dois do lado direito. Assim, ele é um mouse ambidestro, o que é raro encontrar no mercado.

Reprodução

publicidade

Ele não tem botão central na parte de cima para alterar a resolução on-the-fly, que é alterada em tempo real durante uma partida. Porém, na parte de baixo, ele possui um botão para alternar entre as resoluções. Nesse ponto é que dá para notar o quanto o Razer Viper é um mouse para quem não gosta de muita sofisticação, mas sim, quer um mouse com boa pegada e sensor com alto desempenho.

Reprodução

O peso é de apenas 69 gramas. Parece mesmo que você está movimentando apenas sua mão em cima do mousepad, de tão leve que é o Razer Viper. O cabo de nylon trançado é bastante reforçado e percebi que, ao mesmo tempo, é muito flexível. Os fios parecem ser mais finos do que o comum e o nylon com pontos menores, o que oferece menos força de arrasto. 

Desempenho do Razer Viper

Testei três modalidades de jogos: RTS, MOBA e FPS. Respectivamente Starcraft II, LoL e Counter-Strike. Não fiquei surpreso ao descobrir que o Viper teve um desempenho muito bom em todos os aspectos, principalmente porque emprega o mesmo sensor óptico 5G (da Razer) que o DeathAdder Elite, igualmente excelente, com resolução máxima de 16 mil PPP (pontos por polegada).

Reprodução

Detalhe do botão do Razer Viper: cada clique altera a resolução.

E jogando League of legends ou Starcraft II, construindo bases e repelindo hordas simultaneamente, o Viper respondeu com rapidez e precisão aos comandos. No CS também não tive dificuldade em ir atrás dos oponentes ou mesmo desviar rapidamente deles.

Não consigo prever nenhum problema para os profissionais de e-sports – a menos que você precise absolutamente de um botão “sniper” para diminuir a resolução.

Vale destacar um diferencial no Razer Viper: o switch (interruptor que transforma os cliques dos botões em sinal elétrico para o computador) é óptico. Diferente dos switchs mecânicos, quando um clique é feito, o switch óptico abre o obturador para permitir a passagem de um feixe de luz infravermelha.

Reprodução

O switch óptico (circulados em vermelho) é mais rápido do que o mecânico e evita cliques indesejados

Essa tecnologia de passar o sinal do “clique” do mouse para o computador é três vezes mais rápida do que a tecnologia de um switch tradicional.

Ele não tem o botão na parte de cima que serve para isso em muitos mouses gamers. Mas, mesmo assim, você pode programar um dos botões de polegar para servir a esse propósito

Razer Synapse: o software de configuração

Você não precisa desse software para jogar, mas é uma opção interessante para quem deseja calibrar a melhor resolução em que está acostumado a jogar. Esse software da Razer serve para a maioria dos produtos da empresa.

Reprodução

Ele permite reprogramar todos os botões com facilidade e também ajustar a iluminação RGB com uma variedade grande de padrões (nesse caso é mais útil em teclados RGB) ou calibrar o mouse para qualquer superfície que estiver usando como mousepad.

Reprodução

Mas a melhor parte para o mouse é ajustar as resoluções em que você mais joga, o tempo de resposta para o computador (de 125 Hertz até 1000 Hertz), que são os parâmetros que interessam para obter melhor desempenho nos jogos.

Mouse Razer Viper: conclusão

O Viper é um mouse para jogos com design simples, porém bem bem projetado. Ele deve se encaixar facilmente na palma da mão de qualquer entusiasta de e-sports. Eu não sou do tipo que participo de competições profissionais, mas gosto muito de jogar e já testei vários mouses de jogos.

O que percebi é que os mouse com design minimalista são os melhores para uma boa pegada. E no caso do Razer Viper, as laterais emborrachadas e a parte cima com textura porosa, deixam o mouse bem fixo à mão. A tecnologia óptica dos sensores dos botões é algo bem legal, pois ela transfere a informação para o computador três vezes mais rápida do que um sensor mecânico.

E o sensor 5G de 16 mil pontos por polegada, da própria Razer, já é um velho conhecido e que apresenta uma eficiência extraordinária. O ponto negativo fica mesmo por conta do preço. Em uma pesquisa na internet, o preço médio encontrado (até a data de publicação desse review), foi de R$ 500.

Pontos Fortes:

– Design simples, mas bem projetado para ótima ergonomia

– Excelente desempenho

– switches ópticos (são 3 vezes mais rápidos do que o switch mecânico)

– Layout ambidestro

Pontos fracos:

– Preço