Quando se viaja para outro país, região ou até mesmo uma parte desconhecida do próprio bairro, muitos motoristas se aproveitam da falta de conhecimento dos passageiros para fazer rotas mais longas com o objetivo de aumentar o preço da viagem 

Para combater essa prática, o Google Maps lançou uma ferramenta que informa se o motorista desviou da rota programada pelo usuário. Para que o serviço de mapas rastreie a viagem, é necessário cadastrar o destino no aplicativo e, em seguida, selecionar a opção “Fique mais seguro” localizado na parte inferior da tela do MapsDepois disso, basta selecionar “Alertas de desvio de trajeto’.  

Reprodução

Além disso, há a opção de compartilhar a viagem em tempo real. Assim, é possível avisar pessoas próximas sobre o desvio de rota caso algo mais grave ocorra.  

Enquanto estiver ativa, a funcionalidade trabalha em segundo plano e, caso o motorista se desvie mais de 500 metros da rota, um aviso sonoro é emitido para alertar sobre o problema. Em uma atualização futura, pode ser que a empresa adicione suporte a alterações como aumentar a distância de desvio, por exemplo.  

O recurso, que era exculsivo para a Índia, começou a se espalhar aos poucos por outros países. Agora, ele já está disponível no Brasil 

Via: Android Police