Cientistas da Universidade de Cambridge criaram uma “folha artificial”. A invenção imita o processo de fotossíntese das plantas pois absorve energia solar, dióxido de carbono e água.

Atualmente, o syngas, gás produzido a partir de combustíveis fósseis, é utilizado como matéria prima para a indústria química, petroquímica e siderúrgica. Mesmo tendo várias aplicações, sua produção é bastante prejudicial ao meio ambiente. Com a criação dessa folha, esse processo pode ser menos agressivo, tornando o combustível gerado mais limpo. O professor Erwin Reisner e sua equipe conseguiram garantir que o dispositivo não libere dióxido de carbono adicional na atmosfera após o processo.

Reprodução

      Virgil Andrei, um dos cientistas envolvidos no projeto

publicidade

 

“Você pode não ter ouvido falar do syngas, mas todos os dias consome produtos produzidos com ele” explicou o professor Reisner, do Departamento de Química de Cambridge, um dos principais autores da pesquisa. “Ser capaz de produzi-lo de forma sustentável seria um passo importante para fechar o ciclo global de carbono e estabelecer uma indústria química e de combustíveis sustentáveis”, completa.

Os cientistas conseguiram tornar a folha artificial um produto sustentável, ao contrário de outras tentativas do passado. Isso foi possível devido a combinação de materiais e catalisadores usados. O processo geral acontece usando duas criações que absorvem luz, semelhante às moléculas de planta que realizam esse procedimento, que são combinadas com um catalisador feito de cobalto.

Quando está em contato com a água, um dos absorsores de luz usa o catalisador para produzir oxigênio, enquanto o outro realiza a reação química que reduz o dióxido de carbono enquanto cria a mistura do syngas. Além disso, a folha artificial é capaz de funcionar muito bem em dias nublados.

De acordo com Virgil Andrei, outro autor do artigo, o objetivo dessa criação é desenvolver produtos sustentáveis, como o etanol, que possam ser utilizados como combustíveis. “Estamos confiantes de que estamos indo na direção certa e que temos os catalisadores corretos, por isso, acreditamos que poderemos produzir um dispositivo que pode ser muito importante no futuro.”

Agora, o próximo passo dos cientistas é transformar o syngas em combustível líquido. “Existe uma grande demanda por combustíveis líquidos para abastecer o transporte pesado, a navegação e a aviação de forma sustentável”, finalizou Reisner.

Via: BT