A Samsung anunciou, nesta quarta-feira (23), durante o evento Samsung Tech Day, o Exynos 990, a próxima geração do chipset Exynos. O novo processador foi projetado para os aparelhos de ponta da fabricante sul-coreana, a fim de comportar a evolução da inteligência móvel. Ele será 20% mais rápido na execução de tarefas comuns de processamento.

O chip Exynos 990 vai dobrar a velocidade de software, tendo assim uma poderosa capacidade de processamento de inteligência artificial (IA). O Exynos 990 possui oito núcleos de CPU (dois núcleos Arm Cortex A76 e quatro núcleos Arm A55) – dois dos quais são núcleos personalizados da Samsung – para oferecer experiências próximas às de um computador, um console de jogos e uma televisão em um dispositivo móvel. Além disso, possui um processamento neural de núcleo duplo (NPU), oferecendo desempenho de aprendizado de máquina mais eficiente.

publicidade

Ele suporta uma taxa de atualização rápida de 120 Hz nas telas dos telefones, uma tecnologia que consome mais energia da bateria que os 60 Hz convencionais, mas oferece animações, movimentos de rolagem e exibição de jogos mais suaves.

O Exynos 990 é adaptado para o impulso de fotografia de smartphones incorporado em telefones como o iPhone 11, da Apple, o Pixel 4, do Google e o P30 Pro, da Huawei. Ele pode lidar com até seis câmeras, embora apenas três ao mesmo tempo, e seu processador de imagem tem energia suficiente para comportar o recém-anunciado sensor de 108 MP da Samsung.

publicidade

É bem provável que vejamos o novo Exynos 990 no principal telefone da Samsung para 2020: o Galaxy S11 (se a empresa acompanhar as convenções de nomenclatura atuais). Jeff Arnold, executivo de chips do grupo de design de chips da Samsung, não quis comentar sobre a possibilidade. Mas o  momento é certo, já que os chips Exynos devem sair das fábricas da gigante sul-coreana ainda este ano, a tempo de um futuro celular que deve chegar no primeiro trimestre do ano que vem.

Junto ao Exynos 990, a Samsung também anunciou um chip de modem 5G, o Exynos Modem 5123, e uma série de melhorias no chip de memória que devem tornar mais simples a missão da bateria para encher seu telefone com RAM de alta velocidade e armazenamento flash de longo prazo.

publicidade

Fonte: CNET