O WhatsApp é o aplicativo preferidos pelos brasileiros para conversar rapidamente com os amigos. Com a invenção dos grupos, ficou ainda mais fácil estar em contato com os amigos, com a família e com o pessoal do futebol.

Apesar de ser um recurso bem útil e até divertido, também pode ser um verdadeiro incômodo. Afinal, você não merece ser adicionado de forma automática em grupos que você nunca quis fazer parte ou, pior, com pessoas que você nem conhece.

Por padrão, qualquer usuário do app consegue adicionar participantes a um grupo. Isso quer dizer que uma pessoa com seu número de telefone pode lhe adicionar a um grupo. Nesse caso, não é muito diferente de receber uma ligação de um número anônimo.

Felizmente, o WhatsApp evoluiu ao longo dos anos e atualmente permite que você não seja adicionado automaticamente a grupos. Veja como configurar esse recurso de privacidade.

publicidade

Como evitar ser adicionado em grupos automaticamente

A ativação do recurso do WhatsApp é bem simples, porém deve ser feito no celular, e não no WhatsApp Web. O passo a passo é feito em um mesmo menu e não na tela de conversas. Confira:

1. Acesse a Google Play ou a App Store e verifique se o WhatsApp está atualizado para a sua última versão;

2. Abra o WhatsApp normalmente e acesse o menu no seu ícone representado por “três pontos”. Então, entre em “Configurações”:

Menu de configurações do WhatsApp

3. Na nova tela, clique em “Conta” e vá em “Privacidade”:

Menu de conta e de privacidade do WhatsApp

4. Agora, toque na opção “Grupos” e escolha uma das três opções referentes a quem estará apto ou não a lhe adicionar em grupos. Toque na opção “Meus contatos” para habilitar apenas seus contatos da agenda. Se quiser adicionar exceções, você pode tocar na opção “Meus contatos, exceto…” e selecionar quem não pode lhe adicionar a grupos. Por fim, toque em “Concluído”:

Menu de grupos do WhatsApp

5. Após você ter realizado o procedimento acima, você não entrará mais automaticamente em grupos. Assim, quando uma pessoa sem permissão desejar adicionar você a um grupo, ela terá que lhe mandar um link de convite em uma mensagem individual.

Caso queira reverter a alteração feita, basta seguir novamente o passo a passo descrito acima e marcar a opção “Todos”:

Menu de grupos do WhatsApp

Pronto! Agora, você já sabe o que fazer para não ser adicionado automaticamente a grupos do WhatsApp.

Leia também:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!