Em conferência trimestral da Tesla, o CEO da empresa, Elon Musk, disse que poderia lançar o aguardado modo de “direção automática completa” dos veículos da companhia ainda esse ano. Inicialmente, o novo modelo seria “testado” por clientes selecionados.

Musk acrescentou que a conclusão dos novos recursos “não é garantida”, mas parece “estar no caminho certo”. Para quem possui um Tesla S, 3 ou X, será necessário reembolsar US$ 7 mil, aproximadamente R$ 28 mil reais, para atualizar o veículo para o novo pacote.

Atualmente, a Tesla possui um modo piloto semi-automático, que funciona apenas em rodovias. Esse modo exige que os motoristas prestem atenção e mantenham as mãos no volante. Em setembro, a empresa lançou o ‘Smart Summon‘, que leva (automaticamente) seu carro do estacionamento até a calçada onde você está, desde que o trajeto seja em linha reta.

Em seu canal no YouTube, a Tesla divulgou um vídeo da nova tecnologia em um de seus veículos:

publicidade

 

 Com a combinação entre o piloto automático, a ‘Smart Summon’ e uma câmera voltada para a cabine, Musk quer trasformar alguns Teslas em uma espécie de robô-táxi, que pode operar sem motoristas humanos.

Ele alertou que o modo autônomo completo não vai funcionar em todos os locais e situações e que, apesar dos avanços consideráveis, a nova ferramenta ainda vai exigir alguma atenção por parte do motorista.

Além do processo de produção da nova tecnologia, as regulamentações nacionais e estaduais sobre veículos autônomos vão determinar se o recurso poderá ser colocado em prática ou não.

Como você viu aqui no Olhar Digital, no começo da semana o piloto automático da Tesla salvou uma família de ursos na estrada, em Montana, nos Estados Unidos. 

 

Via: The Next Web