Quando a Sony anunciou seu próximo console, muitos ficaram em dúvida sobre seu nome. A grande questão era se a empresa iria manter a nomenclatura padrão, numérica, ou faria como a Microsoft que “reiniciou” a contagem ao lançar o Xbox One. Porém, recentemente, a empresa confirmou que o console vai mesmo se chamar PlayStation 5, e parece o critério não deve mudar tão cedo.

A Sony registrou cinco nomes para possíveis futuros consoles: PS6, PS7, PS8, PS9 e PS10. Os registros foram encontrados pelo site Gematsu e foram realizados no Japão. Obviamente, isso não garante o lançamento dos cinco consoles após a chegada do PS5 no fim de 2020, mas a empresa garantiu que os nomes estariam disponíveis para serem usados caso necessário.

Em seus primeiros consoles, a Sony registrou os nomes bem próximo ao seu lançamento – o PS2 e o PS3 tiveram seus nomes registrados um ano antes de seu lançamento – entretanto, o PlayStation 4, atual console da marca, teve registro sete anos antes de seu eventual lançamento.

Isso começou a mudar com o nome do PS5, que foi registrado em 2006. Ou seja, ao que parece, a Sony está preparando cada vez mais cedo para o lançamento de seus novos consoles.

publicidade

Se a Sony seguir o mesmo período entre lançamentos de seus últimos consoles, provavelmente não veremos o PS10 antes de 2045. Porém, para os mais apressados, o PS5 será lançado em um futuro mais imediato. De acordo com a própria Sony, ele será o “console mais rápido do mundo“.

Embora isso possa ser uma jogada de marketing para promover seu novo console, essa afirmação pode ser correta. Isso se levarmos em conta um teste realizado há algum tempo usando uma cena específica de Marvel’s Spider-Man em que, em um PlayStation 4 Pro, levou cerca de 18 segundos para ser carregada, e em um kit de desenvolvedor do PlayStation 5, a cena levou incríveis 0,8 segundos para ser renderizada na tela.

Além do poder de processamento, o preço do console vazou e novos rumores apontaram que o PS5 poderia ter um assistente virtual próprio, compatibilidade total com os jogos de consoles anteriores, baixo consumo de energia e que ele deve chegar junto à sua versão Pro ao mercado.

Com o lançamento se aproximando, é bem possível que novas informações e confirmações sobre o console sejam reveladas. Até o momento, tudo o que temos sobre o aparelho são informações vazadas e fotos de kits de desenvolvimento – que já foram confirmadas como sendo reais.