Uma pesquisa realizada pela consultoria Deloitte, durante a Futurecom, indica que o brasileiro tem passado tempo demais utilizando o celular.

A pesquisa entrevistou 2 mil pessoas de 18 a 55 anos sobre seus hábitos de consumo e uso de tecnologia, e mais da metade afirmou usar o telefone “quase sempre”, inclusive enquanto conversam com amigos e familiares.

publicidade

Para mais de 80% dos entrevistados, o uso intenso acontece em função das redes sociais. Quatro a cada cinco entrevistados afirmaram conferir o Whatsapp mais de uma vez por hora; metade deles entra no Facebook mais de uma vez a cada hora.

Os aplicativos de namoro, como o Tinder, aparecem entre os que são pouco utilizados, mas existe uma explicação para tal resultado: “Apesar desse índice de negativas, estes aplicativos têm crescido em público nos últimos anos. Nossa análise é de que admitir o uso destes apps ainda é mal visto. Conforme for se naturalizando, o número deve mudar”, afirma Clarissa Gaiatto, diretora de Transformação Digital da Deloitte.

publicidade

Quatro a cada dez participantes da pesquisa utilizam o smartphone enquanto estão dirigindo, e 24% afirmaram se distrair com o celular no trabalho; mas o aparelho também parece trabalhar a favor da produção profissional, já que 66% das pessoas usam o celular para fins profissionais fora do horário de trabalho.