O Walmart aceitou retirar o processo aberto em agosto contra a Tesla sobre os incêndios em painéis solares em suas lojas, de acordo com a Suprema Corte de Nova York. A gigante do varejo alegou que “anos de negligência grosseira” da Tesla – e sua subsidiária de painéis solares, a SolarCity – resultaram em incêndios em pelo menos sete de suas lojas, causando milhões de dólares de prejuízo, e resultando na desativação dos painés pelo Walmart.

“O Walmart e a Tesla estão contentes em anúnciar que resolveram os problemas levantados pelo Walmart acerca das instalações de painéis solares nas lojas”, disseram as companhias em um comunicado conjunto, sem elaborar os termos do acordo. “Segurança é uma prioridade para ambas as companhias e com as preocupações sendo resolvidas, ambos olhamos para frente para uma re-energização de nossos sistemas de energia sustentável.”

publicidade

Os advogados do Walmart haviam acusado a SolarCity de adotar “um modelo de negócios imprudente que requeria a instalação de sistemas de painéis solares aleatoriamente e o mais rápido possível visando o lucro” em sua reclamação. Eles argumentaram que a SolarCity confiou em contratantes e subcontratantes que “não foram devidamente contratados, treinados e supervisionados.”

Os advogados também alegaram no processo que a Tesla não lidou corretamente com as reclamações do Walmart sobre os incêndios. Poucos dias depois de a queixa ser prestada, o Business Insider revelou um programa secreto da Tesla chamado “Projeto Titan”, feito para consertar os defeitos nos painéis solares sorrateiramente.

publicidade

No entanto, o acordo parece funcionar por um tempo. Em agosto, o porta-voz do Walmart, Randy Hargrove, disse ao The Verge que as empresas estavam “trabalhando por uma resolução”, antes de acrescentar que “se vocês fossem caracterizar isso como um acordo, nós não discutiríamos.” O CEO da Tesla, Elon Musk, disse recentemente em um depoimento que conversou com o CEO do Walmart assim que o processo foi aberto, e que os dois “descobriram uma resolução”. “Esse processo será retirado”, afirmou Musk.