Siga o Olhar Digital no Google Discover
Alguns usuários de aparelhos Android relataram há nove meses que estavam tendo problemas para fazer backups do Google Drive. Ainda assim, o Google não resolveu ou sequer reconheceu o problema.
Ofertas
Por: R$ 8,28
Por: R$ 1.998,89
Por: R$ 2.498,89
Por: R$ 491,92
Por: R$ 129,90
Por: R$ 412,69
Por: R$ 593,00
Por: R$ 3.598,94
Por: R$ 499,00
Por: R$ 369,00
Por: R$ 1.616,02
Por: R$ 179,90
Por: R$ 2.759,00
Por: R$ 199,00
Por: R$ 166,19
Por: R$ 399,00
Por: R$ 132,00
Por: R$ 505,00
A falha afeta todos os dispositivos que contém Android 9 e 10. Em Configurações > Sistema > Backup, o usuário pode confirmar se o recurso está ativado, mas o botão para fazer o backup se encontra acinzentado e inacessível. Apesar disso, outras categorias de dados apontam que a pessoa está aguardando a cópia de segurança se concretizar.

Causa e soluções
Desenvolvedores chegaram a uma conclusão sobre a origem do problema. Segundo eles, a falha se deve ao método de segurança da tela de bloqueio usada no aparelho, que criptografa os backups desde o Android 9 Pie.
Caso o indivíduo tenha definido um código PIN padrão, impressão digital ou método de desbloqueio facial, os programadores sugerem a desativação momentânea para realizar o backup no Google Drive. Alguns usuários disseram que é preciso reiniciar os celulares ou limpar os dados do aplicativo do Drive. Grande parte deles relataram que após desabilitar o método de segurança, o botão de backup volta a ficar azul e seu funcionamento ocorre normalmente.
Uma postagem de 30 de janeiro deste ano, do fórum XDA, sugere uma correção melhor a longo prazo, e que não requer a desabilitação da segurança da tela de bloqueio. Até o momento, essas foram as duas únicas soluções encontradas para corrigir o bug.
Via: Android Police