Nesta quinta-feira (14), a IBM anunciou que lançará um novo sistema de meteorologia capaz de prever condições do tempo com até 12 horas de antecedência. Além disso, o sistema irá cobrir partes do mundo que não possuíam acesso a dados detalhados. As informações são da agência de notícias Reuters.

A demanda por previsões meteorológicas muito precisas e mais rápidas aumentou à medida que o aquecimento global intensificou as condições mais extremas do clima, e também conforme o percentual de utilização de energias renováveis, mais dependentes de fatores como chuva e vento, cresceu globalmente.

publicidade

O sistema, conhecido como IBM GRAF – Sistema Global de Previsão Atmosférica de Alta Resolução – será executado em um supercomputador e fornecerá previsões de qualidade mais detalhada. Anteriormente, esse tipo de previsão estava disponível apenas para os Estados Unidos, Japão e em alguns países da Europa Ocidental.

Enquanto os sistemas existentes são atualizados a cada seis horas, o novo apresentará atualizações horárias. Além disso, ele fornecerá previsões “de até três quilômetros”, enquanto os modelos concorrentes cobrem “de 10 a 15 quilômetros quadrados”, de acordo com informações da IBM.

publicidade

Ele fornecerá dados para cobrir o mundo todo, inclusive algumas das regiões mais vulneráveis aos efeitos das mudanças climáticas, incluindo Ásia, África e América do Sul, conforme informou a empresa.

“As previsões aprimoradas podem ser revolucionárias para algumas áreas do mundo, como para um agricultor rural na Índia ou no Quênia. Se você nunca teve acesso a dados climáticos de alta resolução, agora poderá prever tempestades antes que se aproximem de seus campos, e pode planejar melhor o plantio ou a colheita”, explicou Cameron Clayton, chefe da The Weather Company, subsidiária da IBM.

publicidade

O GRAF é executado nos sistemas POWER9 da IBM, aos quais as GPUs NVIDIA V100 Tensor Core estão conectadas, como aceleradores de computação – da mesma forma que a computação GPGPU é usada para treinamento de modelos de inteligência artificial.