Há alguns dias, uma patente registrada pela Sony despertou a curiosidade da internet. A empresa registrou um tipo de cartucho de armazenamento. Após a descoberta, diversas especulações surgiram sobre o destino desse periférico. Enquanto alguns especialistas do setor acreditam se tratar de um acessório para o PS5, outros pensam ser algo relacionado a um possível novo PS Vita.

Na patente, a Sony descreveu o cartucho como uma “mídia de gravação” que pode ser inserida para expandir a capacidade de armazenamento, mas não há outros detalhes sobre seu uso prático.
O registro desses cartuchos foi criado inicialmente no Japão, onde havia dois pedidos semelhantes criados em 28 de dezembro de 2018. Entretanto, os registros só foram aceitos e validados em 5 de agosto deste ano.

publicidade

A segunda patente fornece mais detalhes sobre o conector desse cartucho e a descrição presente aponta que esses dispositivos são “um meio de gravação que pode armazenar vários tipos de dados”. Isso parece deixar claro que eles serão unidades de armazenamento removíveis e que podem ser conectados e desconectados facilmente.

De acordo com o site Let’s Go Digital, dentro dos cartuchos estará presente uma unidade de memória SSD com 12 pinos. Essa é uma configuração incomum, e que, em teoria, proporcionaria uma velocidade de leitura menor do que a própria Sony promete desde o anúncio de seu novo console.

publicidade

Também há a possibilidade de ser um tipo de conector próprio. A Apple já fez algo semelhante com seus notebooks. A própria Sony criou formatos de armazenamento próprios para seus consoles, como é o caso do UMD e do Memory Stick para o PSP

Embora a patente pareça afirmar que esses dispositivos são destinados ao PS5, não há uma confirmação total disso. Como já afirmado, eles também podem ser destinados a outro tipo de console, talvez até um portátil para competir com o Nintendo Switch.

publicidade

Criar um formato próprio para seu novo console pode fazer com que a Sony possua controle total sobre o formato. Porém, ainda não se sabe o custo dessa tecnologia, o que pode impactar diretamente no preço do console e na escolha dos consumidores.

Os cartuchos da Sony podem ser apresentados em fevereiro durante o PlayStation Meeting 2020, data que a empresa escolheu para revelar oficialmente seu console de nova geração.

publicidade

Via: Xataka