O Instagram está notificando o aplicativo Ghosty, que permite que usuários vejam perfis privados sem permissão. A rede social de propriedade do Facebook confirmou que o aplicativo viola seus termos. Além disso, acrescentou que vai enviar uma carta aos desenvolvedores do mesmo, “ordenando que eles parem imediatamente suas atividades no Instagram”.

Disponível no Android e iOS, o Ghosty se descreve como um meio de “visualizar todos os perfis que você deseja, incluindo perfis ocultos no Instagram”, além de permitir que baixem e compartilhem fotos e vídeos dos perfis do Instagram em seu dispositivo.

Para piorar, o aplicativo utiliza os padrões de acesso da rede social para criar um banco de dados de perfis de usuários. O Ghosty não só exige o login do Instagram, mas pede que convide amigos, sendo que pelo menos um tem que se inscrever também. Dessa forma, o usuário concede acesso às contas que segue, bem como as contas privadas que os amigos seguem.

O Ghosty não permite que se veja um perfil privado aleatório, pois seu alcance é limitado pelos usuários que fizeram login com os dados do Instagram. Embora o aplicativo tenha sido retirado da Google Store, ele continua disponível em lojas não oficiais de aplicativos. Na App Store, a pesquisa destaca o nome como preenchimento automático, mas não está mais disponível.

publicidade

O Ghosty foi baixado mais de 500 mil vezes no Android desde seu lançamento em abril. Na versão iOS, entrou no ar em outubro, e foi tirado do catálogo uma semana depois de a Apple remover o Like Patrol, um aplicativo que notificava usuários das atividades de seus amigos, da loja.

Recentemente o Instagram tirou a ferramenta que permitia que os usuários vissem o que seus amigos curtiam.

Via: The Next Web