Nesta terça-feira (10) a “imagem do dia” escolhida pela Nasa captura o momento em que os novos satélites Starlink, da SpaceX, refletem a luz do Sol e formam um “feixe” no céu ao mesmo tempo que um meteoro atravessa o horizonte, no canto superior direito. O fotógrafo Egon Filter registrou este momento em um campo de girassóis no sul do Brasil, o que torna a foto ainda mais especial.

Reprodução

publicidade

Passagem dos satélites Starlink sobre o Brasil. Foto: Egon Filter

 

A SpaceX lançou 60 satélites em maio e outros 60 no mês passado. Contudo, muitos integrantes da comunidade astronômica têm manifestado preocupações sobre como os seus reflexos podem afetar futuras observações.

Esses questionamentos não são exclusivos à SpaceX, uma vez que já foram levantados quando a constelação de 66 satélites Iridium de primeira geração, que começou a ser lançada 20 anos atrás, produziu labaredas tão brilhantes que podiam ser vistas durante o dia. Atualmente, grande parte dos satélites já foi desorbitada.

Gostou da foto? Todo dia a Nasa seleciona uma fotografia diferente e a publica na página “Astronomy Picture of The Day” (Fotografia Astronômica do Dia). A imagem de hoje realça faixas paralelas dos objetos da Starlink visíveis no sul do Brasil.

Via: Nasa