A próxima tecnologia em Wi-Fi, a 802.11ax, ou Wi-Fi 6 como é conhecida, se tornará mais comum em 2020, principalmente em instalações corporativas. Apesar disso, as grandes revoluções devem demorar a chegar. Isso ocorre porque, apesar de os pontos de acesso estejam sendo implantados, seu formato não será padrão pelos próximos anos.

Muitas pessoas ainda estão adotando a versão anterior, o 802.11ac, segundo diretor do Farpoint Group, Craig Mathias. Portanto, é esperado que a adoção do Wi-Fi 6 expanda sua participação lentamente também.

-> Tudo sobre o Wi-Fi 6: quais são as vantagens do novo padrão de rede sem fio

O especialista afirma que o mais comum será as empresas aguardando ciclos de atualização, testando a tecnologia antes de lançá-la. Para aquelas organizações que adotarem a nova versão, o aumento de desempenho será notável, já que é mais adequada para ambientes com muitos terminais conectados ao mesmo tempo.

publicidade

Porém, essas melhorias são pequenas se comparadas às que chegarão quando os dispositivos como celulares e computadores compatíveis chegarem ao mercado. E, para Mathias, isso deve levar cerca de cinco anos. “Não esperamos muitos dispositivos por um tempo”.

O ponto mais crítico é que alguns equipamentos ainda possuem versões mais antigas, ainda do 802.11, como n, ge e eb. Esses não poderão se beneficiar das vantagens tecnológicas no novo padrão. Por conta disso, as equipes de TI terão a responsabilidade de garantir que determinada rede seja totalmente compatível, principalmente para as empresas que querem obter todo o ganho de desempenho.

Via: Computerword