No centro da Via Láctea, há um buraco negro massivo, com uma massa de quatro milhões de vezes a do Sol, o Sagitário A. Na última década, os cientistas encontraram dois objetos estranhos orbitando-o. Eles foram chamados de G1 e G2. Agora, mais quatro foram achados e podem mudar tudo o que os pesquisadores pensam sobre eles.

Usando dados infravermelhos coletados nos últimos 13 anos pelo gerador de imagens Osiris, instalado no Observatório W.M. Keck, no Havaí, a equipe conseguiu estudar os objetos com mais detalhes. Em 2014, os astrônomos observaram o G2 seguindo direto para o Sagitário A. A previsão de que os objetos eram formados por nuvens de gás faria com que ele fosse engolido pelo buraco negro. Após este evento, os cientistas acreditam que os objetos, na verdade, não eram nuvens de gás, mas sim o produto de estrelas binárias fundidas, resultando em uma única estrela massiva.

Os objetos recém-descobertos vão passar pelo buraco negro supermassivo nos próximos anos, o que deve fornecer aos astrônomos mais informações sobre sua natureza. Os períodos orbitais dos novos objetos variam entre 170 e 1,6 mil anos, o que provavelmente vai dar uma única chance de estudá-los.