Em celebração ao Dia Internacional da Internet Segura (11/02), o Google está adicionando novo conteúdo ao programa Seja Incrível Na Internet (g.co/sejaincrivelnainternet), que tem o objetivo de educar jovens e crianças para que possam tomar decisões inteligentes na Internet, com base em fundamentos de segurança on-line e cidadania digital.

Para isso, é fundamental promover o diálogo dentro das famílias e nas salas de aula. Dados inéditos de uma pesquisa anual feita pelo Google com pais e professores mostram que a idade média de acesso a celulares conectados à Internet é de 9 anos. A maior preocupação desses pais é sobre o acesso a conteúdo inadequado para a idade dos pequenos.

publicidade

Entre os professores, 63% afirmam que segurança e cidadania digital fazem parte do currículo da escola em que atuam, e 83% acreditam que o tema deveria ser melhor discutido também pelas famílias em casa.

O programa Seja Incrível Na Internet (do inglês Be Internet Awesome) foi desenhado para preparar crianças e adolescentes sobre os riscos relativos ao comportamento on-line, como a exposição a conteúdos inapropriados, contato com pessoas mal-intencionadas e assédio, entre outros.

publicidade

Nesta edição atualizada, o programa inclui um novo Currículo para professores, com aulas sobre educação midiática e de combate à desinformação, e um Guia da Família direcionado a pais e filhos. Também ensina como identificar sites confiáveis e informações intencionalmente falsas. Um jogo, o Interland, oferece atividades desafiadoras que ensinam lições de segurança digital de um jeito divertido.

Para Valdir Leme, diretor de marketing do programa Seja Incrível Na Internet no Google Brasil, é fundamental garantir que crianças e jovens que já nasceram imersos na Internet aprendam como explorar o mundo on-line de modo seguro, com confiança e responsabilidade.

publicidade

“O objetivo do programa é garantir que todo jovem saiba como identificar ameaças, proteger sua privacidade, denunciar conteúdo impróprio e, finalmente, como ser ele próprio uma presença positiva na Internet”, diz Leme.

“Para isso, é fundamental que os pais saibam como manter um diálogo aberto com seus filhos; bem como professores e educadores tenham acesso ao material necessário para compartilhar esse conhecimento na sala de aula”.