Os drones têm se tornado onipresentes em aplicações de defesa e segurança de diversos países. Eles também se tornaram multitarefa, com diversas atividades sendo realizadas por essas pequenas aeronaves. Aparentemente, a tecnologia está prestes a dar o próximo passo.

Um novo drone, criado pela Quantum-Systems, pode ser configurado para dois tipos de controle. O primeiro deles funciona como um pequeno veículo não tripulado (UAV) de asa fixa, e o segundo faz com que o drone tenha um sistema vertical de decolagem e aterrissagem (VTOL).

No modo de asa fixa, o drone é chamado de Vetor, e tem um tempo de voo de duas horas a velocidades que variam entre 29 e 39 km/h. No modo VTOL, a aeronave é chamada de Scorpion e pode voar por 45 minutos em velocidades que variam entre 0 e 29 km/h. Cada modo apresenta configurações de câmera distintas.

O maior desafio dessa criação é que as configurações específicas limitam amplamente a utilidade do drone em diversas situações. O sistema de asa fixa apresenta mais rapidez e cobertura de distância maior.

publicidade

O sistema VTOL apresenta um dispositivo menos ágil, que exige grande espalho para pouso e decolagem. Entretanto, para tarefas como inspeção de infraestrutura, onde um exame minucioso pode exigir um drone que possa pairar no local, a decolagem vertical pode ser a mais adequada.

Esse dispositivo de configuração dupla pode ser ideal para integrar sistemas de defesa, já que ele alterna entre os modos facilmente. Ter um drone capaz de realizar vigilâncias minuciosas ou voar rapidamente pode ser bastante interessante para alguns planos de segurança.

Via: ZDNet