Os principais telefones modernos tornaram-se mais poderosos do que se poderia imaginar. Sua ascensão impulsionou o desenvolvimento de recursos como o Samsung DeX, que aprimora a interface do usuário do telefone para imitar um computador.

Até agora, esses modos estão restritos às configurações fixas, de mesa, que exigem um monitor com teclado e mouse para funcionar. No entanto, as duas grandes marcas sul-coreanas – Samsung e LG – aparentemente querem aprimorar a experiência do usuário, graças a monitores portáteis nos quais estão trabalhando. 

De acordo com reportagem do ETNews, tanto a Samsung quanto a LG trabalham em telas portáteis chamadas “Cloud Top” – embora não se tenha certeza se esse será o nome. Elas foram projetadas para permitir que os consumidores aproveitem o poder de computação existente em smartphones sem uma unidade de processamento central (CPU) ou sistema operacional (SO). Eles funcionam apenas conectando o celular.

Dessa forma, com esses monitores, que são alimentados por bateria, as duas empresas têm planos de substituir os notebooks. Rumores apontam que as sul-coreanas estão atualmente no estágio conceitual e analisam o tamanho do mercado e a demanda por esses produtos.

publicidade

Os monitores terão 14,1 polegadas e resolução Full HD. O da Samsung, potencialmente chamado Dexbook, pesará pouco menos de um quilo, com uma bateria de 10 mil mAh, enquanto a LG terá metade da capacidade da bateria, diminuindo seu peso para 600 gramas.

O site ainda aponta que o lançamento desses dispositivos pode ocorrer ainda em 2020, mais precisamente no terceiro trimestre. Além disso, o preço deve ficar em torno de 400 mil e 500 mil Won (entre R$ 1.460 e R$ 1.830 em conversão direta).

Embora a ideia de criar uma área de trabalho portátil seja interessante, vale lembrar que ainda será necessário transportar o teclado e o mouse separadamente, o que desafia o objetivo principal da tela de reduzir o número de itens utilizados.

Via: AndroidPolice