Cinco meses após o lançamento do Android 10, o Google está lançando a primeira prévia do Android 11. Imagens do sistema estão disponíveis para os smartphones Pixel 2, 2XL, 3, 3XL, 3a, 3a XL, 4 e 4XL.

Estas imagens são apenas para desenvolvedores que querem conhecer em primeira mão as novidades do Android 11 e começar desde já a adaptar seus apps, e não devem de forma alguma ser instaladas em smartphones de uso no dia-a-dia, já que contém recursos inacabados, instáveis ou que podem não funcionar corretamente.

Segundo o Vice-Presidente de Engenharia do Google, David Burke, “Com o Android 11, mantemos nosso foco em ajudar os usuários a tirar proveito das mais recentes inovações, continuando a manter a privacidade e a segurança como a principal prioridade”

“Adicionamos vários novos recursos para ajudar os usuários a gerenciar o acesso a dados e arquivos confidenciais e reforçamos áreas críticas da plataforma para manter o sistema operacional seguro. Para os desenvolvedores, o Android 11 possui vários novos recursos para seus aplicativos, como melhor suporte a dobráveis e redes 5G, APIs de triagem de chamadas, novos recursos de mídia e câmera, recursos de aprendizado de máquina e muito mais”, disse o executivo.

publicidade

Um dos principais recursos previstos para o Android 11 é a expansão do “Projeto Mainline”, que pretende “modularizar” o sistema operacional, para que componentes possam ser atualizados através da Play Store, sem que os usuários tenham que esperar por uma atualização de sistema operacional desenvolvida pelo fabricante para ter acesso a novos recursos. No Android 11, o número de módulos que compõem o projeto saltou de 10 para 22.

O site Android Police aponta outra novidade: finalmente há um gravador de tela nativo, algo que estava previsto para o Android 10, mas que não se concretizou. Com ele o usuário pode gravar todas as ações na tela, inclusive com áudio, e gerar um arquivo de vídeo ou transmitir o resultado via streaming. Entretanto, ainda há alguns bugs, como um atraso no início da gravação.

Reprodução 

Segundo o cronograma oficial, a partir de agora o Google lançará um preview do Android 11 por mês até abril. Depois serão disponibilizadas três versões beta, com a versão final do terceiro trimestre de 2020.

Fonte: TechCrunch